Pós-Graduação



Compete à Coordenação de Pós-Graduação coordenar os encaminhamentos das propostas de criação de cursos de Pós-Graduação lato-sensu e stricto-sensu; acompanhar a implementação do Regulamento Geral de Pós-Graduação; subsidiar os coordenadores de cursos de pós-graduação nas regulamentações específicas dos cursos; encaminhar aos órgãos colegiados temas referentes à execução dos cursos de pós-graduação; apoiar e supervisionar o processo de seleção de alunos nos Programas de Pós-Graduação do Campus Juiz Fora; executar outras atribuições que lhe sejam delegadas pelo Diretor-Geral e Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

Especializações: 

1) Metodologia da Educação Física Escolar: 


Público Alvo: Professores licenciados em Educação Física que atuam ou pretendem atuar na educação básica e profissionais formados em Pedagogia atuantes na educação básica, seja em serviços de gestão ou no papel de professores generalistas.


O curso de pós-graduação lato sensu em Metodologia da Educação Física Escolar tem como finalidade resgatar a importância de se debater e construir uma educação física de qualidade, crítica e socialmente referenciada a partir da realidade e dos desafios que a prática social impõe a todos os professores.
As disciplinas abordam questões de historicidade e desenvolvimento da educação física no contexto social, político e econômico, tendo como base os conteúdos da cultura corporal, como a dança, as lutas, o esporte, a ginástica e os jogos, e temas relevantes à prática nos campos não escolares, tais como a promoção da saúde e qualidade de vida. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia ou um artigo relacionado à área de estudo.


Modalidade: Presencial
Carga Horária: 360h (incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso)
Duração: 24 meses
Vagas: 20 
Local do Curso: Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG - www.jf.ifsudestemg.edu.br
Seleção: Prova escrita (Carta de Intenção) e Análise presencial do Currículo.
Dias e horários do curso: Segundas-feiras e quartas-feiras de 18h às 22h
Coordenador: Miguel Fabiano de Faria 
Contato: miguel.faria@ifsudestemg.edu.br 
Telefone: (32) 4009-3012 – (32) 4009-3002


Acesse:



Corpo docente


Graziany Penna Dias

Miguel Fabiano de Faria 

Silvio Anderson Toledo Fernandes

Thiago Barreto Maciel 

Wilson dos Santos Almeida 




2) Sustentabilidade na Construção Civil 

Público alvo do curso:  Engenheiros: civis, sanitaristas, ambientais, de produção, agrimensores, cartógrafos e metalúrgicos; arquitetos; geógrafos; geólogos; biólogos e gestores ambientais.



A indústria da construção, embora fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, é grande consumidora de recursos naturais e energia, além de grande geradora de resíduos. A preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável tem impulsionado a busca por alternativas que visem minimizar os impactos ambientais causados pela Engenharia Civil, em diversas áreas.

Embora a incorporação de práticas de sustentabilidade na engenharia seja uma tendência crescente no mercado, os cursos de graduação não abordam o tema com profundidade. Daí a importância deste curso de especialização. O curso visa suprir, a princípio, essa carência na formação profissional de engenharia e arquitetura, apresentando possíveis soluções e tecnologias sustentáveis para geotecnia, materiais e meio ambiente. Contudo, pode abarcar egressos com formação em outras áreas do conhecimento, desde que haja por parte do aluno interesse em aprofundar os conhecimentos em alguma das áreas objeto do curso.

Espera-se que entre as habilidades desenvolvidas pelos alunos, o curso seja capaz de formar profissionais capazes de minimizar os impactos ambientais causados pelos diversos setores da engenharia civil, atendendo a Resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que trata do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pelo setor da construção civil. Essa resolução define responsabilidades e trata da necessidade de cada município licenciar áreas para disposição final, além de fiscalizar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Os cursos de graduação não capacitam os profissionais de engenharia para atuarem na gestão desses resíduos, sendo, então, outra grande importância do curso proposto: formar corpo técnico para atuar neste setor. A implementação do Plano de Gerenciamento é uma realidade em grandes centros, como Belo Horizonte, mas em Juiz de Fora ainda se encontra em estágio inicial.

Outra importante habilidade esperada dos profissionais formados por este curso, é que possam contribuir para o cumprimento da norma da ABNT 15575/2013. Essa norma define níveis mínimos de desempenho que uma habitação deve atender, devido a preocupações com a expectativa de vida útil, desempenho e eficiência. Entre vários os quesitos de desempenho da edificação determinados pela norma, destacam-se as exigências relativas à sustentabilidade (durabilidade, manutenabilidade e adequação ambiental). Quanto aos materiais, a norma diz que devem ser exigidas informações detalhadas acerca do desempenho dos produtos, junto aos fornecedores, nas diversas condições de uso. Tal exigência acarreta em demanda por novos ensaios, para comprovação da qualidade desses materiais. O curso de especialização, entre outros objetivos, visa o estudo da sustentabilidade aplicada a materiais de contrução, onde o controle dos materiais, através de ensaios tecnológicos, será realizado.

Em resumo, o curso proposto tem potencial para contribuir para o desenvolvimento regional sob o ponto de vista econômico e social, visto que não há curso de especialização sobre esse tema na cidade de Juiz de Fora e região, além de ser um curso que prezará pela qualidade, com temática atual, além de ser gratuito.


Modalidade: Presencial

Carga Horária: 360h (incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso)

Duração: 24 meses

Vagas: 18

Local do Curso: Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG - www.jf.ifsudestemg.edu.br

Seleção:  Prova escrita (Carta de Intenção) e Análise presencial do Currículo.

Dias e horários do curso:  O curso é oferecido às quintas e sextas-férias à noite, de 18h30 às 22:30 e aos sábados, de 08:00h às 12:00h.

Coordenadora: Maria Ernestina Alves Fidelis

Contato: tina.fidelis@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32) 4009-3008 



Acesse:


Corpo docente

Cláudia Valéria Gávio Coura

Cláudio Paiva Silva

Maria Ernestina Alves Fidelis

Sandro Henrique de Faria

Vivian Gemiliano Pinto


Trabalhos concluídos e apresentações agendadas


Clique aqui para visualizar os trabalhos concluídos

Clique aqui para ver as próximas defesas

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFJF/IF Sudeste MG



O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. Está organizado em Polos Regionais, hospedados por IES, e nesses polos são ministradas as disciplinas, são realizadas as orientações de trabalhos de conclusão e desenvolvidos os produtos educacionais.

O MNPEF foi aprovado pela CAPES em 2013 como um mestrado em rede, coordenado pela SBF, e iniciou suas atividades em agosto de 2013 em 21 Polos, com cerca de 320 alunos inscritos. Em 2014, já são 45 polos. Na página da SBF podem ser encontradas as informações sobre o programa, o projeto aprovado, as disciplinas, os polos e o andamento das atividades. O Polo em Juiz de Fora do Programa de Mestrado Nacional em Ensino de Física (MNPEF) é formado por professores do Departamento de Física/ICE da UFJF, da Faculdade de Educação da UFJF, do Colégio João XXIII da UFJF e do Núcleo de Física do IF-Sudeste MG, campus de Juiz de Fora.


Professores credenciados no Campus Juiz de Fora

Bruno Gonçalves 

Diana Esther Tuyarot de Barci

Emanuel Antonio de Freitas

Thales Costa Soares




Apoio:













Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco