» Urgente ENEM 2009: MEC divulga nota oficial sobre adiamento das provas


O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar uma nota oficial na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, que adia as provas do ENEM 2009. As provas ocorreriam neste final de semana, dias 03 e 04 de outubro.

O MEC justificou que a medida foi tomada por questões de segurança, já que houve suspeita de fraude nas provas, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com o o Ministro da Educação Fernando Haddad, a Polícia Federal do Distrito Federal já abriu inquérito para apurar as denúncias e identificar os culpados pelo vazamento.

O que aconteceu

Segundo informações da Folha Online, o cancelamento da prova do Enem foi feito após denúncia feita pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. Segundo a reportagem, o jornal foi procurado por dois homens que informaram ter recebido as provas na segunda-feira (28) de um funcionário do Inep. Ainda segundo o jornal, eles apresentaram a prova e pediram o pagamento de R$ 500 mil por ela.

As novas datas das provas ainda não foram divulgadas. Confira o texto da nota oficial do MEC na íntegra:

"Nota oficial do MEC sobre o adiamento das provas

Quinta-feira, 01 de outubro de 2009 - 10:02

O Ministério da Educação informa que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para este fim de semana, foram adiadas por motivos de segurança.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova e deve anunciar a nova data do exame nos próximos dias, depois de reorganizar a logística de aplicação.

O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento. Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente, pelos meios habituais, sobre a confirmação da nova data e do local das provas.

Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês, aproximadamente. O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Comunicação Social"

Link da notícia: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14401

--
Mariana do Amaral Antunes
Assessoria de Comunicação
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora


Postado por: em 2009-10-01 11:20:17











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco