» Projeto do Campus JF leva esperança, através de jogos, para pacientes da Ascomcer



FullPage plugin for HTMLArea
Buscando a integração entre o Campus e a comunidade, o projeto “Jogos de Raciocínio e Xadrez”, desenvolvido no Campus Juiz de Fora, se tornou parte da rotina dos pacientes em atendimento ambulatorial no Hospital Ascomcer. 

Desde o ano passado, pelo menos uma vez na semana, os participantes do projeto (a pedagoga Adriene Carvalho, a servidora técnico-administrativa Jacqueline Costa, os professores João Paulo Miranda e José Augusto Reis, e a aluna da Licenciatura em Física, Luísa Ribeiro) realizam as atividades no local.

A pedagoga Adriene Carvalho explica que, ao auxiliar na inclusão, os jogos impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Naquele momento do jogo, as pessoas se sentem mais motivadas a lutar e esquecem um pouco aquele momento difícil que estão passando. Os pacientes e acompanhantes ficam motivados, criam laços de amizade, melhora a autoestima e consequentemente o corpo também reage melhor ao tratamento”. 

Apesar de serem jogos tidos como comuns, a equipe já encontrou pessoas que só tiveram contato com eles por meio da oficina, que despertou um novo olhar sobre a vida. “Uma situação muito engraçada que ocorreu foi a de um idoso de 80 anos em tratamento que disse não gostar de tecnologia e nem de jogos. Experimentou jogar e em um dos jogos até cantou no movimento das peças. Foi muito legal perceber que o jogo fez tão bem a ele”, comenta a pedagoga.



Por Lara Morais
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2019-05-30 12:40:12











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco