» Confira o que rolou no primeiro dia da SECITEC 2018



FullPage plugin for HTMLArea
Nesta quarta-feira, 21, teve início a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Juiz de Fora (Secitec). O evento traz uma programação variada para toda a comunidade acadêmica e continua até a próxima sexta-feira, dia 23. 

Em seu primeiro dia, a Secitec contou com a apresentação de todos os projetos desenvolvidos dentro do Campus Juiz de Fora, incluindo os projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa. 

A Diretora de Extensão e Relações Comunitárias, Raquel Fernandes Polito, destaca que o evento, já tradicional no Campus, é uma oportunidade para a troca de conhecimento entre os alunos e professores, além também dos profissionais de outros lugares. “É um evento que movimenta o Campus como um todo, desde os bolsistas aos servidores”.

Apresentação dos projetos

Testando uma proposta diferenciada, os projetos de extensão foram apresentados ao público no formato de pitchs (vídeos com até dois minutos de duração), que ficaram expostos no hall do Centro Administrativo. 



Pela primeira vez, as apresentações dos trabalhos de Treinamento Profissional I, Treinamento Profissional II e Monitoria foram divididas por área. Dentre as diversas atividades, o aluno do terceiro ano do curso Técnico em Eletromecânica Renan Assis, que é monitor de Matemática, mostrou o trabalho que vem desenvolvendo junto ao seu orientador para auxiliar os alunos com dificuldades na matéria. Para a apresentação, ele desenvolveu um esquema de estatística para mostrar quais matérias geram mais dificuldades para os alunos. “É uma experiência muito bacana, porque quando estamos estudando a gente sempre está se preparando para um futuro que parece sempre longe. Mas quando se faz uma bolsa, você vê o que você planta. É muito gratificante depois de uma prova alguém vir te agradecer, dizer que foi bem na prova graças a sua ajuda”.

Ainda no primeiro dia, a prática cotidiana e a vivência com os alunos foi o ponto determinante para o desenvolvimento do projeto de pesquisa da pedagoga do Campus JF, Cristiane Elvira, classificado na área de “Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes”. Ela destacou que a partir das conversas com os alunos e a experiência de vida de cada um, foi possível nortear sua pesquisa. E também ressaltou que apresentação do seu trabalho é importante para disseminar a ideia na comunidade acadêmica e favorecer as práticas no Instituto.




Abertura

A abertura oficial do evento teve a presença do magnífico reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza; do Diretor Geral do Campus Juiz de Fora, professor Sebastião Sérgio de Oliveira; do Diretor de Ensino da unidade, professor Silvio Anderson Toledo Fernandes; da Diretora de Extensão e Relações Comunitárias, Raquel Fernandes Polito; e do Diretor de Pequisa, Inovação e Pós-Graduação, Jefferson de Almeida Pinto. 

A palestra de abertura contou com a participação do engenheiro de produção Marcelo Neder Machado, o engenheiro civil Sérgio Rossignoli e o administrador Luiz Maimere, todos funcionários da MRS Logística. O tema proposto foi a "MRS Logística: Tecnologias Utilizadas e Indústria 4.0, Engenharia de Manutenção, Recrutamento e Seleção".

De acordo com o Administrador da empresa, Luiz Maimere, levar experiência do mercado de trabalho para o meio acadêmico é de extrema relevância no processo de formação profissional do aluno. Ele ainda destaca as oportunidades que a MRS oferece: “Uma excelente forma de combinar as duas vertentes – prática e estudos -, é por meio do programa de estágio onde o aluno atuará por uma carga horária de até 6h diárias em atividades correlatas à sua área de estudo”. Ele também pontua que a MRS abre semestralmente inscrições para o programa em que geralmente são oferecidas vagas para nível técnico e superior.


Por Amanda Ferreira e Lara Morais
Revisão: Paula Faria



Postado por: PAULA em 2018-11-21 20:54:33











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco