» Pessoas com deficiência visual avaliam material de inclusão desenvolvido no Campus Juiz de Fora



FullPage plugin for HTMLArea
Durante a quarta-feira, 4, o projeto “Matemática em mãos: produção e aplicação de materiais táteis na área de Geometria analítica”, desenvolvido no Campus Juiz de Fora, deu um importante passo e foi avaliado por pessoas com deficiência visual. 

Idealizado através do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI), o projeto conta com a orientação da revisora de textos braile Gabriela Santos Leite, das intérpretes de Libras Ilza Netto e Christiane Ferreira, além de dois bolsistas do curso de Engenharia Mecatrônica, Karina Machado e Diego Santos. Buscando auxiliar o ensino de geometria analítica para pessoas com deficiência visual, a equipe desenvolve materiais táteis e visuais que possibilitam a experiência sensorial para os mesmos. 



A avaliação foi feita por cinco pessoas sem nenhum vínculo com a instituição ou com o projeto, que puderam ter contato com os materiais e indicar se os mesmos atendem às suas necessidades. A orientadora Gabriela Santos Leite conta que todo o material é desenvolvido no Campus: “Eu e a Ilza entramos em contato com os avaliadores. Eles aprovaram os materiais e deram mais sugestões sobre o que poderíamos fazer. Por exemplo, sugeriram que o braile, que inicialmente fizemos no papel, fosse feito no plástico para não desgastar com o tempo”. Segundo ela, a opinião dos avaliadores é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. O projeto será finalizado em dezembro e partir de 2019 os recursos didáticos poderão ser utilizados no próprio IF e, também, por outras instituições em Juiz de Fora por meio de empréstimo. 

Na foto: Colaboradores do projeto e os avaliadores convidados Célia Evangelista Cota Mauricio, Célia da Costa Oliveira, Fludualdo Talis de Paula, Adriana Martins de Oliveira e Juliana Gomes Casarim.  


Por Lara Morais
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2018-10-09 18:36:06











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco