» Estudantes vão até o Colégio João XXIII e ensinam física com criatividade e materiais de baixo custo



FullPage plugin for HTMLArea
É possível ensinar física com materiais de baixo custo e de forma bastante criativa? Os estudantes que cursam a licenciatura no Campus Juiz de Fora provam que sim. Na última sexta-feira (21) eles estiveram no Colégio de Aplicação João XXIII onde fizeram experimentos para os alunos que participavam da Semana de Ciências e Matemática. 

A apresentação faz parte do projeto de extensão Ciência e Arte. O objetivo é aliar os ensinamentos das ciências com a arte e a cultura. Até então desenvolvida dentro do Campus Juiz de Fora, a iniciativa rompe as barreiras e leva para toda a comunidade um jeito lúdico e criativo de ensinar. 

“A direção do Colégio João XXIII nos convidou e propôs o desafio de desenvolver o tema sustentabilidade, algo que não havíamos feito até então. Reunimos os alunos e surgiu a ideia de realizar várias experiências utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, mostrando que a Física está presente no nosso cotidiano de uma maneira criativa e barata”, explica o professor José Honório Glanzmann, um dos coordenadores do projeto.  

Com um carretel de linha, elástico, palito de dente e uma vela, por exemplo, foi possível montar um carrinho que discutiu conceitos bastante importantes no campo da cinemática. Já com um CD e um balão de soprar, os alunos demonstraram o princípio da inércia. Para o estudante Michel Antônio Domingos, o contato com os alunos é o grande destaque da iniciativa. “Podemos vencer nossos medos de falar em público, no meu caso, e termos a chance de quebrarmos cabeça fazendo experimentos sugeridos”. 

Além dos experimentos da Física, foi realizado um quiz game com perguntas sobre sustentabilidade. O “Ciência e Arte” surgiu de uma percepção da professora Elena Konstantinova, durante o trabalho com os alunos do Campus nas disciplinas ligadas à Física. Ela teve a ideia de demonstrar que os experimentos realizados em sala de aula estão muito mais próximos das atividades de entretenimento do que se imagina. Então, uniu-se ao professor José Honório, que já trabalhava com atividades artísticas, para desenvolver o projeto.

“É um espaço para divulgarmos a cultura e associá-la à ciência. Há uma pegada bem forte da Física, porque foi de onde o projeto se originou, mas também já tivemos a presença da Matemática, da Literatura e do Cinema, por exemplo. Temos um trabalho constante de pesquisa e de elaboração das atividades, pois cada edição gera novas expectativas”, comenta o professor José Honório. Ele anunciou que em outubro o projeto retornará as atividades reapresentando o tema “A ciência dos super-heróis” e em novembro será realizada a edição inédita “Ficção científica no cinema: mito ou verdade”. 




Por Pedro Lima
Fotos: José Honório Glanzmann



Postado por: PAULA em 2018-09-25 17:20:54











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco