» Turma do Campus JF foi a última a visitar o Museu Nacional horas antes do incêndio



FullPage plugin for HTMLArea
Um misto de sentimentos marcou os alunos do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora neste último sábado, primeiro de setembro. Acompanhados dos professores de Geografia e História da Instituição, João Paulo Miranda e Rogério Rezende, respectivamente, os alunos do curso de Metalurgia do primeiro ano do Ensino Médio Integrado realizaram três visitas técnicas ao Rio de Janeiro. Uma delas, a mais marcante, foi no Museu Nacional, o qual no dia seguinte foi destruído por um incêndio.

“A intenção é levar os alunos a conhecerem, na prática, os aspectos que estudamos dentro de sala de aula”, afirma João Paulo. Há alguns anos, o professor organiza visitas técnicas com os alunos e, neste ano, estes escolheram o Rio de Janeiro. “Dei três opções para escolha: Ouro Preto, Ibitipoca ou Rio de Janeiro. E então eles decidiram”, ressalta o professor.

“Foi como estar em um sonho”, destaca a aluna de Metalurgia, de 15 anos, Beatriz Moreira. “Eu nunca tinha ido ao Museu e é tudo muito lindo. Os professores nos explicaram as matérias que aprendemos em aula e foi mais fácil compreendê-las. Sem dúvida, foi um aprendizado para a vida inteira”, finaliza.

Segundo João Paulo, os alunos foram acompanhados pela mediadora do Museu Nacional, Isabela Mendes, que, com muita paciência e dedicação, explicou cada detalhe das instalações. No dia seguinte, poucas horas antes do incêndio, Isabela enviou um e-mail ao professor agradecendo a oportunidade de conhecer os alunos da Instituição, ressaltando que foi a melhor turma que recebeu durante sua estadia no local.

A TRAGÉDIA

“Eu pensei que fosse uma brincadeira”, destaca a aluna de Metalurgia, de 15 anos, Giovana Freitas. “Fiquei paralisada por alguns segundos, pois nós estávamos no Museu há poucas horas e, de repente, tudo se acabou”, finaliza.

Para João Paulo a tragédia é um marco na educação brasileira: “Eu tive a sensação de perder um ente querido. É uma situação muito triste, porque nós perdemos anos de história que não podem ser refeitos”.

Confira a matéria feita pelo MG TV a respeito do assunto clicando aqui


Alunos do Campus Juiz de Fora na visita técnica realizada no dia primeiro de setembro

Por: Amanda Ferreira
Revisão: Laura Chediak


Postado por: LAURA em 2018-09-04 13:00:14











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco