» Ex-aluno é aprovado para a escola de sargentos e afirma: “o curso técnico me ajudou a passar”



FullPage plugin for HTMLArea
Daniel Victor Campos, ex-aluno de Eletromecânica do Campus Juiz de Fora, passa a integrar o corpo do exército brasileiro, com a aprovação para a Escola de Sargento das Armas (EsSA). Ainda neste semestre, ele parte para uma das 13 organizações militares no país para o curso de formação que deve durar um ano. A conquista veio através de muito estudo e um diferencial: “O curso técnico me ajudou a passar. Tive alguns décimos de vantagem em relação a outros candidatos, pois a seleção previa prova de títulos”, destacou o jovem, de 19 anos. 

Daniel iniciou o curso técnico integrado em 2014. Segundo ele, foram três anos de muito aprendizado, não apenas pelo conteúdo transmitido em sala de aula, mas, também, pelas experiências vivenciadas no cotidiano do Campus Juiz de Fora. “É uma rotina bastante puxada, pois ficava o dia inteiro no campus. Para dar conta de tudo, precisava ter muita responsabilidade e aproveitar meu tempo da melhor maneira possível. Foi um período de muito amadurecimento”.

O curso terminou no fim de 2016 e como já estava focado na carreira militar, Daniel não tentou nenhum processo seletivo para graduação. “Fiz o Enem, mas não me inscrevi no Sisu. Meu desejo estava mesmo em tentar a carreira militar. Terminei o ensino integrado e fiz um cursinho preparatório. A prova foi em setembro do ano passado e o resultado saiu no fim de janeiro agora”. 

A aprovação era preliminar, pois ainda faltava passar pelo exame médico e de aptidão física, mas estes testes não foram impedimento para a conquista da vaga. “O resultado final vai ser divulgado agora no fim de março. Já sei que estou aprovado, mas neste resultado será informado o lugar para onde vou ser encaminhado para o curso preparatório”, explica Daniel. 

Após a formação inicial, que vai durar um ano, o jovem seguirá para Três Corações, cidade no sul de Minas Gerais, para se formar terceiro sargento. O local é o único estabelecimento de ensino do exército brasileiro destinado exclusivamente à formação de sargentos combatentes de carreira, das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações. Após este período, ele pode ser designado para qualquer batalhão em todo o país. 

A mãe dele, Riza Dalva Alves Campos, comemora a aprovação. “Meu filho sempre foi muito dedicado e fiquei muito feliz com essa conquista. Eduquei sozinha e batalhei muito para dar sempre o melhor caminho. Tive do IF uma boa parceria, pois acredito que quando há uma interação entre família e escola, o resultado é sempre positivo”. 





Por Pedro Lima




Postado por: PAULA em 2018-03-12 14:50:49











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco