» Projeto IFly Aerodesign garante vaga para competição em campeonato nacional



FullPage plugin for HTMLArea
“Muita garra”. Foi com essas palavras que o aluno de Engenharia Mecatrônica, Guilherme Barbosa, participante do projeto IFly Aerodesign do Campus Juiz de Fora,  destacou a sensação de ter passado para a competição nacional de AeroDesign SAE Brasil, que vai acontecer na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Incentivada pela professora do Núcleo de Mecânica e coordenadora do projeto, Sara Del Vecchio, a ideia teve início em 2011, mas só em 2015 a equipe se consolidou com a capitania do aluno Rafhael Boscaro. “O primeiro avião que voou foi o “mandioca” que, apesar de não ter muita condição de ser usado, nos impulsionou a crescer e a nos enxergar como equipe”, conta a estudante de Engenharia Mecatrônica e capitã do IFly, Paula Juliani.

Visando fazer parte da competição nacional em São José dos Campos, o grupo participou do torneio de acesso, em 2017, que classifica as melhores equipes para a competição.  “Nós tínhamos um dia de prazo para enviar o vídeo do voo do avião e, quando estávamos gravando para enviar, o avião quebrou. Tínhamos somente um dia para refazê-lo”, conta Guilherme. Mas não faltou garra, força de vontade e determinação para reconstruir o avião quebrado. “Ficamos a madrugada toda trabalhando, não desistimos”, destaca.

Todo o esforço não foi em vão, e a equipe IFly Aerodesign ficou em 60° na colocação final do torneio e garantiu a vaga para a competição nacional. Para a professora Sara, o projeto cria oportunidades e inspira os alunos a crescer profissionalmente. “No IFly, os alunos desenvolvem habilidades que estão além dos conhecimentos técnicos, como trabalho em equipe, liderança, disciplina, criatividade, ética, capacidades interpessoais, busca de fontes de novos conhecimentos na área, isso engrandece muito o profissional formado”.

Determinados e confiantes, a equipe agora visa criar um novo projeto. “Vamos subir um degrau de cada vez, ainda temos muito caminho a percorrer e muitas conquistas também”, finaliza Guilherme.



Por Amanda Ferreira
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2018-01-19 19:16:33











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco