» Núcleo de Ações Inclusivas promove mesa redonda sobre diversidade e educação inclusiva no Campus JF



FullPage plugin for HTMLArea
O Núcleo de Ações Inclusivas do Campus Juiz de Fora (NAI) realizará, no dia 29 de junho, às 13h, no Anfiteatro do Centro Administrativo, uma mesa-redonda sobre educação inclusiva, com o tema “Diversidade: Reflexões sobre a inclusão no Ensino Superior”. O evento, inédito no Campus, tem o intuito de promover momentos de discussão e reflexão junto à equipe de profissionais – docentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados - para a construção coletiva de um projeto institucional de inclusão que seja capaz de atender às reais necessidades de todos os estudantes. 

O projeto tem como objetivo promover a formação continuada dos servidores do Campus Juiz de Fora, estimular a reflexão sobre o processo de inclusão no Ensino Superior e fomentar a ressignificação das práticas pedagógicas.

A mesa-redonda contará com a presença de dois convidados com experiência em educação inclusiva - o professor de Libras do Campus São João Del Rey, Anderson Geraldo Rodrigues, e o pedagogo especialista em educação especial e coordenador do projeto Diversidade - Somos todos diferentes, da rede municipal, Fludualdo Talis de Paula.

Segundo a coordenadora do NAI, Ilza Netto, a comunidade acadêmica precisa estar capacitada para trabalhar com a educação inclusiva. “Temos a Lei da Inclusão implementada desde 2015, e agora o Instituto abriu as cotas para pessoas com deficiência, o que gera uma demanda para os próximos semestres. Então precisamos estar preparados para receber esses alunos. Estamos fazendo um trabalho de conscientização para podermos atender a esse público com qualidade de ensino e propagar a ideia de que o IF é uma instituição inclusiva”, explica. Ela afirma que futuramente também serão realizadas ações de conscientização voltada para os discentes do Campus.

“Cada pessoa pode contribuir para a educação inclusiva. A primeira coisa a ser feita é não a encarar como algo que tem que ser implementado por obrigação, e sim com um olhar mais humano. Não olhar para a deficiência, mas olhar para o ser humano. Precisamos entender que especial é a forma de aplicar essa educação, não o sujeito, por sua condição. Temos que olhar para ele com um olhar de respeito, como um igual, que tem suas limitações - assim como nós também temos as nossas em algumas áreas -  e entender que ele é capaz de fazer as mesmas coisas que as outras pessoas. Estou na expectativa de que esse será o primeiro de muitos encontros que virão e desejosa que essa visão da instituição com relação à educação, especialmente à educação inclusiva, aconteça, não só no papel, mas na prática do dia-a-dia”, conta a coordenadora.

Os servidores de outros campi do IF Sudeste MG que se interessarem deverão se inscrever no evento através do preenchimento de um formulário próprio que estará disponível em breve. Para a comunidade do Campus Juiz de Fora não haverá necessidade de inscrição.



Redação: Ismael Crispim
Revisão: Paula Faria



Postado por: PAULA em 2017-06-13 22:43:33











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco