» Grupo Ingoma participa da IV Semana da cultura e da Consciência Afro-Brasileira



FullPage plugin for HTMLArea
Desde o início desta semana está acontecendo a  IV Semana da Cultura e da Consciência Afro-Brasileiras no Campus Juiz de Fora, evento integrado à Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) e promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). Entre as atividades, aconteceram ontem, dia 24, a Oficina de Tambor Mineiro e a apresentação do Grupo Ingoma.

Segundo o músico Lucas Soares, o Ingoma é um grupo que estuda percussão, tradição e cultura do tambor mineiro. Essa tradição vem do congado mineiro que é uma festa sincrético religiosa, católica principalmente, onde os negros encontraram uma forma de continuar fazendo uma festa que tivesse elementos da sua tradição, mesmo depois de terem sido dogmatizados. A festa perdura até hoje e está espalhado por Minas Gerais.

O grupo já existe há quase 10 anos e pesquisa, na cultura popular, a manifestação artística dessa festa, devolvendo isso de forma artística, misturando com o cancioneiro brasileiro. O Ingoma faz apresentações na Casa de Cultura da UFJF, onde seus componentes também ministram oficinas perenes, abrindo novas turmas a cada semestre. 

Lucas foi o responsável por ministrar a oficina no Campus JF, e explicou quais foram as atividades: “dentro da oficina, nós abordamos alguns toques do tambor mineiro, fizemos algumas práticas rítmicas de musicalização normal e falamos um pouquinho da tradição. O objetivo disso tudo é, principalmente, permitir que eles tenham o primeiro acesso aos instrumentos com os toques específicos da tradição. Toques ganham até o nome das nações africanas das quais os negros foram trazidos. Então, tem o toque do Congo, do Moçambique, entre outros. O que nós viemos fazer aqui foi deixar os alunos experimentarem, eles mesmos tocando um pouco desse batuque, tendo a oportunidade de entender,  brincar um pouco com o tambor e conhecer um pouco mais da cultura”.

Thais Santos Oliveira, aluna do curso de Engenharia Mecatrônica, esteve presente na oficina e contou sua experiência: “A oficina foi muito legal, ainda mais porque eu gosto muito de música e desse ambiente. Acho que acrescentou muito para mim”.

Depois da oficina, ainda aconteceu uma apresentação do grupo.


Redação e foto: Carina Salgado
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-11-25 19:04:28











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco