» IF Cultural colore o Campus JF com ritmos e cores durante a 43ª Secitec



FullPage plugin for HTMLArea
“Cultura deixa a vida mais leve”, afirma a coordenadora de Projetos de Extensão do Campus Juiz de Fora, Jacqueline Costa, ao explicar sobre o objetivo do IF Cultural. O evento integra a programação da Secitec e pretende colorir o Campus JF com cores e música. As atividades começaram na quinta-feira, dia 24, com o início da primeira Feirinha de Artesanatos sediada no Campus, e vai até sábado, dia 26, com apresentações culturais no encerramento da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura. 

A feirinha reuniu 14 artesãos da comunidade externa que puderam expor seus trabalhos para todo o Campus. Jaqueline explica que a ideia foi incentivada por vários professores. “Unindo forças, a gente se sentiu mais animado para divulgar um edital chamando artesãos. A procura foi muito significativa. Acho que é superimportante oferecer este espaço, porque o artesanato geralmente é desvalorizado. E nós temos um espaço público em que transitam muitas pessoas, então acho que é um local muito bom para esses artesãos mostrarem seus trabalhos”, afirma.

A artesã Patricia Garcez ficou sabendo da feira através de uma amiga e resolveu participar e expor a sua marca de produtos feitos em tecido. Ela afirma que este espaço para mostrar os trabalhos dos artesãos é essencial. “Se a gente não tem um lugar para divulgar, a gente trabalha pra não vender. Então toda oportunidade que temos é muito importante. Esse contato pessoal é muito diferente do que vender pela internet. Assim a pessoa interessada pode pegar o produto, ver a qualidade e o acabamento. Para o artesão esse contato com o seu cliente é primordial, até para ouvirmos sugestões e adquirimos novas ideias”.

Feira reúne artesãos no Campus JF 

Outra programação que fez parte do IF Cultural foi a oficina de Forró Pé de Serra, ministrada pelo professor de Educação Física Silvio Fernandes. A oficina aconteceu no Ginásio Poliesportivo, mas o som animado do forró de raiz contagiou todos os espaços do Campus. Vários alunos, entre estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior, se reuniram para dançar e aprender sobre o ritmo. Silvio explica que o objetivo foi um resgate desta oficina que já aconteceu em 2012. “A ideia foi resgatar também o Forró Pé de Serra, que às vezes fica meio esquecido. Além disso, o Forró é um tema do conteúdo da cultura corporal que á a dança, e isso integra a Educação Física. Então, além de resgatar uma cultura de um povo do nordeste, esta temática faz parte do currículo básico da Educação Física escolar. Foi muito interessante ver a interação dos alunos durante a oficina. A recepção foi muito boa, eles falaram que foi a melhor de todas”, brinca o professor. O aluno do 3° ano Integrado em Edificações, Miguel Rocha, concorda. O suor que escorria e o sorriso que o estudante carregava no rosto revelavam os resultados das horas que passou dançando. “Achei muito bacana, aprendi bastante coisa. Forró é bom demais!”.


Oficina de Forró integrou a programação do IF Cultural  

O IF Cultural acontece durante toda a Secitec. A Feira de Artesanato continua até amanhã em frente à cantina do Campus JF. E o encerramento da Secitec, também neste sábado, conta ainda com mais programações culturais como a apresentação da peça teatral "Os Três Porquinhos" (GATTU), a partir das 13h30, e o show de música com as bandas Sola Gratia e Random, a partir das 14h30. O evento acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo. Te esperamos lá! 


Redação e fotos: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-11-25 18:13:18











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco