» Projeto de Extensão do IF Sudeste MG promove aulas de Física e Matemática para estudantes surdos da rede pública



FullPage plugin for HTMLArea
O projeto de extensão “Integração do aluno surdo na sociedade, através do ensino/aprendizagem de Física e Matemática na Escola Pública”, coordenado pela professora Carmem Leite, pretende desenvolver uma proposta de ensino/aprendizagem voltada para alunos surdos com conhecimento em Libras que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas.  O objetivo é a realização de um trabalho interdisciplinar com as áreas de Línguas, Matemática e Física, com suporte das áreas de Psicologia e de Libras. As aulas do projeto acontecem semanalmente no Campus Juiz de Fora, às segundas-feiras das 18h30 às 21h e às sextas-feiras, das 13h30 às 18h. 

O conteúdo é voltado para a preparação destes alunos para concursos ou vestibulares, tais como PISM e ENEM. Entretanto a professora Carmem explica que qualquer interessado pode participar independente das provas. “Apesar de estar chegando a data do Enem, estamos abertos independente de concursos. Nosso intuito é ajudar estas pessoas que, muitas vezes, não têm muito apoio especializado. Além de vestibulares, tem a questão da cidadania e a preocupação em incluí-los na sociedade. Nosso objetivo não é só o Enem ou Pism, é a inserção deste estudante surdo como cidadão”. 

O projeto, atualmente, atende a três alunos. A coordenadora Carmem Leite, explica que são desenvolvidas metodologias, como recursos visuais e estratégias diferenciadas, para que os alunos consigam assimilar os conteúdos da melhor maneira. “A gente sempre tenta fazer com que os recursos sejam variados e estimulem cada vez mais estes estudantes”. Para Carmem os resultados têm sido satisfatórios. “Para mim, enquanto profissional da área, é um desafio muito grande, porém muito gratificante. Sou muito envolvida com essa questão da educação inclusiva, é algo que vai além da sala de aula, uma questão de cidadania. É se preocupar com o cidadão que está saindo da escola e precisa se incluir na sociedade. Se pudermos ajudar neste sentido, faremos o possível”. 

O projeto conta ainda com a colaboração da professora de Física Diana Tuyarot, da psicóloga Vanessa Quintão, da intérprete de Libras Andreia de Oliveira Pena e dos bolsistas João Ícaro, Monique Reis e Darlene Quirino. As aulas acontecem no Bloco E do Campus Juiz de Fora. Os interessados em participar podem entrar em contato com a professora Carmem através do Núcleo de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora pelo telefone 4009-3091. 

O Campus Juiz de Fora fica localizado na Rua Bernardo Mascarenhas nº 1283, Bairro Fábrica.


Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria



Postado por: PAULA em 2016-10-14 18:35:46











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco