» “Se essa praça Fosse Minha”: evento do campus JF reúne crianças, jovens e adultos na praça do bairro Fábrica



FullPage plugin for HTMLArea
Manhã de sábado. Dia 24 de Setembro. Não era um dia normal de trabalho, porém definitivamente era um dia diferente. Na Praça do Bairro Fábrica acontecia o projeto de extensão “Se essa Praça fosse minha”. A primeira coisa que notei quando cheguei foram as crianças sentadas na grama observando atentamente a uma mulher de peruca azul. 


Essa é a primeira edição do projeto, que pretende realizar mais outras três e foi organizada pela professora do curso Técnico de Eventos, Gheysa Gama, em conjunto com o Diretor de Desenvolvimento Institucional do Campus Juiz de Fora, Silvio Fernandes. O evento começou por volta das 8 horas com atividades de alongamento e, em seguida, “Contação de Histórias” para as crianças. Concomitantemente, enfermeiras atendiam aos adultos e pessoas da terceira idade que desejavam aferir a pressão. “Quando elaboramos o projeto, tivemos o cuidado de pensar em atividades que pudessem abranger todas as faixas etárias”, comentou Gheysa. 


As crianças corriam de um lado para o outro. Algumas estavam sentadas aguardando para pintarem o rosto e outras esperavam a largada da corrida de saco. “Já!”. E temos um vencedor. O menino de camisa listrada sorria alegremente. As outras duas meninas que disputavam, também tiveram que pagar uma prenda e dançaram um trecho de uma música para os pais e transeuntes que estavam presentes ali.


A pequena Raíssa Ezequiel, do 5º ano do ensino fundamental, estava acompanhada da mãe, que leva a filha para se divertir aos fins de semana sempre que possível e acha muito importantes os eventos de lazer em locais públicos para o entretenimento das crianças, já que muitas delas ficam bastante tempo em casa. 

“É muito gratificante ver o projeto acontecendo, para mim e também para os alunos. Vejo a felicidade deles de poder estar aqui e isso recompensa”, disse a professora Gheysa. Ao longo da manhã também ocorreram oficinas de turbante, fuxico, jogos de dama e recreação para as crianças. Tudo isso graças à colaboração dos voluntários e de patrocinadores e parceiros. “Sempre tive vontade de fazer esse evento, tanto itinerante como está sendo, como dentro da Instituição. Levar as pessoas para o Campus. Um projeto como este tanto contempla a parte de extensão, já que dá um retorno para a comunidade externa, quanto é interessante para os alunos do curso de eventos”, relatou a coordenadora do projeto.


Texto: Naiara Neves
Revisão: Paula Faria



Postado por: PAULA em 2016-09-30 18:03:13











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco