» 1ª Jornada de Letras do Campus JF aborda o tema das experiências dialógicas



FullPage plugin for HTMLArea
Aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, a primeira Jornada de Letras do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. O tema da Jornada foram as "experiências dialógicas" que englobam tanto o conceito de experiência de Walter Benjamin quanto o dialogismo de Mikhail Bakhtin.

Logo na abertura do evento, o público assistiu à apresentação de teatro do Grupo Javali, do Campus Muriaé. Após a apresentação, o professor Wagner Belo, da Assessoria de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, deu uma palestra sobre o lugar das línguas estrangeiras no mundo globalizado.

Os dois dias de evento foram marcados por muitas atividades, entre elas palestras, mesas temáticas, oficinas e apresentações musicais. As alunas Aline Procópio e Joana Castro, graduandas do curso de Letras da Faculdade Santa Marcelina – Muriaé, apresentaram uma pesquisa intitulada “Uma análise discursiva dos relatos escritos por professores sobre os “prazeres” e “desprazeres” de se trabalhar na EJA”, que teve como objetivo relatar as experiências de profissionais que atuaram e atuam na Educação de jovens e adultos. Segundo Aline, “foi muito gratificante estar aqui divulgando nosso trabalho. Houve uma grande troca de experiências com as pessoas que assistiram e isso foi muito importante porque nos motivou a dar continuidade”. A aluna Joana Castro ainda completou: “Queria agradecer, porque foi um encontro de grande valia para a gente porque nós estamos apresentando este trabalho pela primeira vez e nos sentimos muito bem recebidas pela instituição”.

O encerramento do evento ficou por conta das professoras doutoras Leila Barbosa (UFJF) e Marisa Timponi ( UFJF), que ministraram uma palestra sobre a história literária de Juiz de Fora. Para o debate, elas levaram o livro “Um olhar poético sobre Juiz de Fora”, uma obra que alia o lado pictórico com o lado das palavras, resgatando vários autores e abordando os lugares emblemáticos da cidade. A Professora Marisa agradeceu pelo convite: “Gostaríamos de agradecer a vocês e dizer que é sempre oportuno termos um público voltado para a literatura, especialmente para a literatura de Juiz de Fora”. A professora de Artes Larissa Ribeiro contou o que ela achou da palestra: “as duas foram muito dinâmicas, o que resultou em uma palestra divertida, simples e com um ótimo entendimento. Eu gostei bastante”.

O balanço do evento foi positivo, de acordo com a professora Patrícia Botelho, uma das organizadoras: “a jornada foi muito gratificante porque algumas pessoas disseram que aprenderam bastante e conseguiram compartilhar conhecimento e contatos com outros pesquisadores. Tivemos palestras brilhantes, várias pessoas elogiando, então foi muito bacana. Claro que existem coisas a serem melhoradas, essa foi só a primeira jornada e outras edições virão”, planeja. 








Redação: Carina Salgado
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-09-14 15:33:17











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco