» Participantes do Projeto Florescer rememoram a história local através de aula e visita ao Arquivo Municipal



FullPage plugin for HTMLArea
Na última semana, as participantes do projeto Florescer na 3ª Idade revisitaram a história de Juiz de Fora de uma maneira diferente. Na segunda-feira, dia 01, foi realizada uma aula com o professor do Núcleo de História do Campus Juiz de Fora, Luis Eduardo de Oliveira, que abordou o processo de formação, expansão e consolidação do núcleo urbano da cidade. Na quarta-feira, dia 03, o grupo saiu das salas de aula para um contato mais direto com a história em uma visita ao Arquivo Histórico Municipal. Na ocasião a arquivista e a historiadora do local fez uma exposição dos documentos que o acervo possui.


Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Thais Brito, a iniciativa visou proporcionar às participantes uma visão crítica sobre a formação de Juiz de Fora. “Além disso, nossa ideia foi valorizar a vivência delas na cidade, buscamos com que elas interagissem com relatos e experiências próprias. Foi muito interessante a adesão do grupo. Elas participaram bastante”.  


O professor Luis Eduardo explica que, em sua conversa com as componentes do projeto, pretendeu situar o processo de formação do núcleo urbano de Juiz de Fora entre a década de 1840 e 1860 e inverter a visão tradicional da história da cidade. “Procurei mostrar com elementos históricos, imagens, mapas e dados demográficos o quanto a nossa origem está vinculada essencialmente à atividade escravista e agroexportadora. Foi muito bacana a troca de conhecimentos. Foi uma conversa proveitosa. Certas informações que eu passei elas nem sabiam. Muitas do grupo são de fora da cidade e nem imaginavam o contexto histórico do município no século XIX”. O professor afirma que futuramente a ideia é trabalhar as memórias das próprias participantes do projeto. “São várias pessoas que já tiveram experiências no mundo do trabalho, seja com trabalhos em fábricas ou instituições de ensino. Elas já viveram muitas experiências sociais. Espero que, no futuro, a gente venha a trabalhar com elas suas vivências na cidade já no século XX”. 

O Florescer na 3ª idade é um projeto de extensão que acontece desde fevereiro no Campus Juiz de Fora e contempla pessoas com idades entre 55 e 70 anos.


Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-08-10 20:58:45











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco