» Campus JF promove plenária para definir diretrizes do novo Planejamento Estratégico



FullPage plugin for HTMLArea
Na última sexta-feira, dia 01, aconteceu durante toda a tarde uma plenária para definir as novas diretrizes do Planejamento Estratégico do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. De quatro em quatro anos é realizada uma reavaliação deste plano. 

Para coordenar esta atividade de revisão e elaboração do novo planejamento estratégico, que entrará em vigor no segundo semestre de 2016 e se estenderá até o segundo semestre de 2020, foi criada uma comissão composta pelos três administradores do Campus: Raquel Polito, Leandro Bergamini e Vinícius Amaral. 

A plenária, que aconteceu no Anfiteatro do Centro Administrativo, contou com a presença de toda a comunidade acadêmica que compõe o Campus: diretores, coordenadores de curso, coordenadores dos setores administrativos, representantes de núcleos acadêmicos, dos Centros Acadêmicos, do Grêmio Estudantil, da Empresa Júnior, servidores técnico-administrativos, professores e demais alunos. Esta reunião faz parte da primeira etapa do planejamento, em que são definidas as diretrizes estratégicas a serem adotadas pela instituição, como Missão, Visão e Valores. De acordo com uma das integrantes da comissão responsável pelo plano, Raquel Polito, na plenária foi apresentada à comunidade acadêmica estas diretrizes e foi aberta aos participantes a possibilidade de sugerirem mudanças. 

Ainda na sexta-feira, foi realizada a segunda etapa, que é a análise ambiental da instituição utilizando o conceito da matriz Swot. A partir da apresentação desta ferramenta, os presentes foram convidados a formar grupos com o objetivo de preencher a matriz, composta por oportunidades e ameaças – relativas à análise do ambiente externo -, e levantamento de pontos fracos e fortes – referentes ao ambiente interno. Estes grupos tiveram uma hora e meia para fazer este levantamento através de um formulário. Estes dados serão compilados pela comissão responsável e apresentados à comunidade em uma nova plenária, ainda sem data marcada. 

Raquel Polito explica que é de extrema importância a elaboração de um planejamento estratégico para guiar as ações do Instituto. “O planejamento estratégico é um guia. Gosto muito de usar a metáfora da bússola. É ele quem dá a direção de para onde a instituição vai caminhar e quais são suas diretrizes, valores, missão e visão. Ele é um plano porque deriva de ações planejadas, mas principalmente define as metas e objetivos a serem seguidos nestes quatro anos. No planejamento estratégico analisamos o ambiente onde estamos e onde queremos chegar enquanto instituição”. 

A administradora salienta que a participação de toda a comunidade acadêmica é essencial na elaboração de um plano democrático, porque “quanto maior a participação, mais democrático é o processo e mais visões temos. Se o planejamento estratégico simplesmente for feito pela alta direção, vai ser apenas a visão da alta direção que vai definir o que é importante naquele momento para a instituição. Ao passo que, quando incluímos toda a comunidade, analisamos todas as demandas e seguimentos. As ações dependem basicamente das pessoas acreditarem nelas. Se eu não acredito em algo eu não vou me mobilizar pra fazer acontecer”.




Redação e foto: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-07-07 19:58:43











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco