» Alunos formados na década de 1970 no antigo CTU promovem reencontro



FullPage plugin for HTMLArea
Mais de quatro décadas se passaram. Décadas de muitas mudanças, amigos distantes, amigos eternos. Foi com este pensamento que aproximadamente 100 pessoas se reuniram para encontrar e matar a saudade de um tempo de união, de compartilhamento de ideais, de uma adolescência cheia de garra e vontade de fazer a diferença no mercado de trabalho. 

As turmas formadas entre os anos de 1971 e 1974 no antigo Colégio Técnico Universitário (CTU), dos cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica e Máquinas e Motores há muito tinham vontade de fazer um encontro e descobrir o que cada um daqueles amigos distantes estava fazendo e até mesmo reencontrar os professores mais queridos e envolvidos com as turmas. Dentre os contatados, muitos responderam à ansiedade do grupo organizador e compareceram ao 1º encontro da turma, que aconteceu no último dia 2 de julho em uma churrascaria da cidade. Dentre eles, cinco professores: Pascoal Tonelli, de eletrotécnica; Luiz Carlos Tonelli, de Medidas Elétricas e Resistência de Materiais; Oleg Abramov, de Distribuição de Energia, e Azelino Cesar de Lima, de Máquinas e Motores. Este último foi o responsável pela saída do CTU das dependências da Universidade Federal de Juiz de Fora para uma sede própria na Rua Bernardo Mascarenhas, hoje IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora. A instituição hoje é formada por um conjunto de prédios que abriga, não só cursos técnicos, mas também cursos de graduação e pós-graduação e se prepara para a comemoração dos seus 60 anos de Fundação.


O CTU, que em seus primórdios funcionava na Rua Antônio Dias, teve suas instalações ampliadas ao agregar-se ao novo campus da UFJF na década de 70. O objetivo inicial da instituição era formar técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Máquinas e Motores, unindo posteriormente os cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica e vários outros. Em conversa com alguns destes alunos, no encontro, pudemos observar o quanto o curso técnico foi importante na vida de cada um. “Havia um comprometimento de toda a turma, um sentimento de responsabilidade e companheirismo”, foi assim que João de Sá Barreto Lima, aluno de Máquinas e Motores, que frequentou o curso de 1970 a 1974, definiu seus companheiros de curso. Barreto, como é conhecido entre os colegas, foi piloto de caça na Força Aérea Brasileira e hoje comanda um dos setores de Engenharia da Petrobras, apesar de já aposentado da estatal.

Barreto, que naquela época também era envolvido com o grêmio estudantil, deixa a seguinte mensagem para os 60 anos do colégio que ele ainda chama de CTU: “CTU em seus 60 anos nunca se senta e descansa, Continue Trabalhando Unicamente para a melhoria do ensino técnico”.  


Todos os professores ali presentes também se sentiam integrados ao grupo, como mentores e amigos que sempre foram, tendo como destaques o professor Oleg abramov; Francisco Flávio Vilela, apelidado pela turma de “Parmotor”; e Azelino Cesar de Lima, que destacou como momento importante do CTU  a aprovação por parte dos colegas professores e da direção, da retirada do Colégio do campus da UFJF para obter uma sede própria na rua Bernardo Mascarenhas, com apenas um voto contra e uma abstenção. “Foi uma luta incansável, passamos por diversas dificuldades e até mesmo muita divergência entre os colegas professores que não queriam sair da UFJF, mas fomos vitoriosos e temos orgulho do Campus atual do IF Sudeste. E como mensagem para a comemoração dos seus 60 anos, digo que todos devemos sonhar, porque a partir daí tudo será possível realizar”, afirmou muito emocionado. 

Já para o organizador do encontro, José Geraldo Souza Vale, técnico em Eletrotécnica, entrou na instituição em 1969 e se graduou em 1974, passando por todas as fases do CTU, inclusive tendo sido professor do mesmo curso no período de 1977 a 2015, o momento mais marcante para ele e seus colegas sempre foi a Semana do Técnico - evento que era realizado anualmente e continua atualmente como parte da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura do Campus Juiz de Fora-, na qual havia um grande envolvimento, não só dos alunos como também dos professores. O professor conta que ele e seus amigos passaram por muitas dificuldades e até dormiam no local do evento, o que diverge de hoje, com as facilidades das redes sociais. José Geraldo se empenhou muito para organizar o encontro. Para ele “não é difícil congregar todos, ou quase todos, num só lugar, mas precisa ser a pessoa certa para fazer este contato, para organizar um encontro nesta proporção. Fico feliz com o resultado”, comemora. 

Para todos os presentes, os momentos de destaque dos tempos do curso técnico no CTU, quando todos eram adolescentes cheios de sonhos na cabeça e com uma vida profissional encaminhada, sempre foi a Semana do Técnico, período de muito companheirismo, comprometimento e responsabilidade, para mostrar, naquele evento todo o aprendizado do curso. Ali eles sentiam que eram profissionais de respeito, de confiança e seriedade.

“Que o CTU, hoje IF Sudeste, faça mais 60 anos, como uma escola que visa formar profissionais respeitáveis”. Foi esta a mensagem deixada por Haroldo Garcia de Moraes, formado em Eletrotécnica na turma de 1974, posteriormente professor de Física da instituição, que também destaca como professores, mentores e amigos daquela época Oleg Abramov, os irmãos Tonelli e Jarbas de Souza.

Depois deste encontro, a expectativa é de que novos virão pela frente e com mais participantes, para recordar as diferentes épocas e os professores, funcionários e estudantes que já passaram pelo CTU e pelo IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora e que, certamente, têm muitas recordações e muita história para contar.

Se você foi aluno da instituição e vai promover um encontro entre seus antigos colegas, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Campus Juiz de Fora. Nós queremos registrar este momento e ouvir as suas histórias.  



Redação: Isabela Valle
Fotos: Natali Mazzo
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-07-05 19:41:04











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco