» Aluna do primeiro ano de Informática selecionada para carregar a Tocha Olímpica fala sobre suas expectativas



FullPage plugin for HTMLArea
Talita Florenzano é a aluna escolhida no concurso de redação para representar o IF sudeste MG - Campus Juiz de Fora durante a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. O concurso foi uma ação do Ministério da Educação, para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Foram escolhidos três estudantes por município, sendo dois do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio, através de uma seleção interna realizada em cada escola. 

A aluna do primeiro ano do curso Técnico de Informática contou que não tem muito envolvimento com o esporte, somente o contato nas aulas de Educação Física do colégio. Mas o interesse em competir nesta seleção surgiu no momento em que ela começou a estudar no Campus JF e decidiu participar de todas as atividades que pudessem contribuir para o seu crescimento. “Fiz a redação sem esperança nenhuma de ganhar, o objetivo era ter uma ideia de como fazer uma redação com tempo limitado e um tema proposto ao qual eu não tivesse acesso anterior nem a possibilidade de consultas”, destaca. 

A prova de redação é, para muitos, um grande desafio, porém para Talita foi “desafiador no começo, mas tudo fluiu depois”. A estudante fez uma abordagem positiva dos benefícios que os jogos olímpicos irão trazer para o nosso país e para os atletas, e focou principalmente na característica de superação dos atletas paraolímpicos. “Eu quis mostrar que o mais importante não é o dinheiro, e sim vencer os obstáculos. Aproveitar essa oportunidade que nós temos de sediar os jogos para tirar o melhor dessa experiência e superar o momento que o nosso país está vivendo”, comenta. Além do resultado final, a própria experiência do concurso foi muito válida para Talita: “Foi muito bom ganhar o concurso porque aumentou minha confiança e autoestima. Aqui no IF, os estudos são bem puxados e temos muito dever de casa. Poder ser reconhecida é bom porque sei que essa é só a primeira vitória. Tenho que me dedicar ainda mais para o que vem pela frente”.

A Tocha vai pernoitar em Juiz de Fora no dia 15 de maio, então agora é aguardar a data e lidar com a ansiedade. Sobre isso a estudante do curso de Informática revelou que ficou muito surpresa quando recebeu a notícia de que havia sido selecionada. “Eu estava com muito medo no começo, mas agora eu espero que seja um momento legal e que fique marcado na minha historia”. Talita, que veio da cidade de Senador Cortes, confessou que realizar um fato de tamanha importância tem sido motivo de orgulho para sua família, seus amigos e conterrâneos da pequena cidade. “Estudei minha vida toda na mesma escola pública e é muito gratificante realizar um feito desses, visto que também estou vivendo um novo desafio de morar aqui em Juiz de Fora sem meus pais”, revela. 



Clique aqui para conferir a redação de Talita, vencedora do concurso organizado pelo Núcleo de Línguas do Campus JF. 

O Campus Juiz de Fora parabeniza também os alunos Ana Beatriz Caçador, do 2º ano de Edificações, e Hélio José Rosa da Silva Filho, do 2º ano de Informática, por terem conquistado respectivamente o segundo e o terceiro lugar no concurso de redação. 


Redação: Naiara Neves
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-04-27 16:10:48











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco