» Emoção e agradecimentos marcam a cerimônia de formatura dos cursos técnicos do Campus Juiz de Fora



FullPage plugin for HTMLArea
No último sábado, dia 12, por volta das 17h, os formandos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora começaram a se concentrar no Cine-Theatro Central. A data foi marcada pela cerimônia de conclusão dos cursos integrados em Eletrotécnica, Edificações, Eletromecânica, Informática, Mecânica e Metalurgia. 

Cerca de 120 formandos estavam presentes. Eles sabiam que a partir daquele momento tudo mudaria. O formando em Metalurgia, João Paulo Santana, ressaltou que o momento foi o fim de uma etapa: “É o encerramento de um ciclo muito importante que vai marcar nossa trajetória. Porque o ensino médio é, sem dúvidas, a melhor fase das nossas vidas. É o momento em que fazemos amigos que guardaremos para sempre. A gente faz realmente uma família nessa escola. Vou sentir falta do calor que é estar perto da minha turma e de todos os momentos em que eles me fizeram rir, chorar e me emocionar. O melhor nesses três anos foi o meu amadurecimento, cresci muito dentro do IF. Além dos amigos, o Instituto me proporcionou um crescimento intelectual gigantesco”.

Os, agora, ex-alunos se reuniram junto com suas turmas no terceiro andar do teatro enquanto esperavam a hora certa de entrar na cerimônia. Durante o tempo de espera era visível a emoção nos olhos de cada um. Cada sorriso, conversa e risada demonstrava o anseio pelo novo e a saudade de um passado não muito distante. Enquanto isso, no térreo, os convidados iam tomando assento e preenchendo os mais de mil lugares disponíveis no local. 

A cerimônia começou por volta de 18h, o quarteto de cordas Harmonia 4 encantou a todos com a melodia de canções conhecidas pelo público e o Cine-Theatro Central ficou pequeno demais para tanta emoção. A formanda do curso de Eletromecânica, Larissa Giotti, foi uma das representantes dos alunos no discurso de agradecimento. A oradora não escondia o sorriso que estampava seu rosto e transbordava nas reações dos colegas. Para ela, a cerimônia representa uma conquista. “É uma realização depois de muito esforço e dedicação que tivemos durante muito tempo. Foram três anos muito intensos. Vou sentir falta dos amigos que conquistei. Sou muito grata pela maturidade que adquiri dentro do IF, isso foi muito importante pra mim e vou levar para a vida inteira”. 

O reitor do IF Sudeste MG, Paulo Rogério Araújo Guimarães; o Diretor Geral do Campus Juiz de Fora, Sebastião Sérgio de Oliveira; o Diretor de Ensino do Campus Juiz de Fora, Rodrigo Alvim e a Coordenadora de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica, Gláucia Franco Teixeira, compuseram a mesa da cerimônia. Após momentos marcantes como homenagens a professores, servidor e funcionário, a exibição de um vídeo produzido em parceria com os alunos e a mensagem carinhosa dos mestres aos estudantes, a cerimônia terminou. A sensação de dever cumprido tomou conta da equipe que se distribuía entre os bastidores e coxias do teatro para que tudo corresse bem. Porém, pouco tempo depois, às 20h, o cenário se repetiu. 


Às 21h foi a vez dos formandos dos cursos técnicos modulares entrarem em cena. Mais de 100 formandos dos cursos de Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eventos, Informática, Metalurgia, Enfermagem, Secretariado, Design de Móveis, Transporte Rodoviário e Transações Imobiliárias se reuniram para celebrar esse momento especial. O formando em Eletrotécnica, Luiz Cláudio Antunes, ressaltou a importância do Instituto para a sua formação. “Agora vamos passar para uma nova etapa da vida. É uma conquista muito grande porque foi um curso bastante complicado e, para chegarmos até aqui, abrimos mão de muita coisa. Tudo o que vivemos dentro do Campus será um aprendizado eterno. O ambiente do IF é extremamente fraternal e não é em todo lugar que nos sentimos realmente em casa como nos sentíamos lá. É uma Instituição que nos ofereceu um ensino gratuito e de qualidade e permite que, a partir de agora, a gente almeje voos muito mais altos”. 

Pela segunda vez, na mesma noite, os parentes e amigos dos formandos lotaram as cadeiras do Cine-Theatro Central. A segunda cerimônia começou ao som de ‘Emoções’, de Roberto Carlos. Os formandos não continham a alegria ao receber o diploma simbólico das mãos de seus mestres. Os professores homenageados também se sentiam gratos pelo dever cumprido com louvor. 

Por volta das 23h, a segunda cerimônia da noite terminou e o Cine-Theatro Central se esvaziou deixando a certeza de que cada ex-aluno, tanto dos cursos integrados ao ensino médio quanto dos cursos modulares, compartilham do mesmo sentimento. Apesar de fazerem parte de turmas diferentes, algo os uniu e a sensação era uma só. Podia-se ouvir a música - relativamente antiga na história da MPB e ao mesmo tempo tão atual na vida de tantas pessoas - que ainda ecoava nos corredores do teatro mais charmoso da cidade: “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. 


Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-03-15 19:43:59











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco