» Tutores dos cursos do NEAD participam de capacitação



FullPage plugin for HTMLArea
No último domingo, dia 31 de janeiro, aconteceu no Campus Juiz de Fora e nos polos de apoio presencial de Alfenas e Manhuaçu uma capacitação voltada para os novos tutores do ensino a distância. De acordo com a coordenadora pedagógica do NEaD (Núcleo de Educação a Distância), Christiane Lima, o objetivo do treinamento foi capacitar os tutores para que eles auxiliem os alunos no polo de apoio presencial, onde os cursos de EaD são oferecidos. “Esse treinamento foi pensado para os tutores presencias e para os coordenadores de polo, para que, com a presença de pessoas treinadas, os alunos possam se sentir acolhidos e assim diminuir a evasão. Além disso, o encontro também foi uma oportunidade para uma conversa motivacional com os coordenadores de polo, que puderam tirar suas dúvidas quanto à normatização e ao funcionamento do NEaD como um todo”, completa.

No encontro que aconteceu em Juiz de Fora, o treinamento foi oferecido para os tutores dos polos de Bicas, Ubá, Barroso, Cataguases, São Vicente de Minas e Além Paraíba. Quem ministrou a capacitação sobre a plataforma Moodle foi Gilberto Timótheo e quem falou sobre a normatização e funcionamento do polo foi o coordenador adjunto do NEaD, Francisco Clarete. 

Já na capacitação que aconteceu em Alfenas, estavam presentes os tutores dos polos de Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança e Ilicínea e quem falou sobre a plataforma Moodle foi Weiner Oliveira. Já os detalhes sobre normatização e funcionamento do polo foram explicados pela coordenadora pedagógica dos cursos a distancia, Christiane Lima. 
Em Manhuaçu os tutores dos polos de Timóteo, Manhuaçu, Divino e Carangola receberam o treinamento que foi ministrado pelo diretor da unidade, Aluísio de Oliveira, que explicou sobre a plataforma Moodle, ao lado de Roberta Nunes, que falou sobre a normatização e o funcionamento do polo.

Para o coordenador do Polo de Boa Esperança, Jefferson Monteiro, a capacitação é importante para troca de aprendizados e experiências. “A cada capacitação aprendemos mais e nesta última pude aprofundar meus conhecimentos em relação à plataforma Moodle e, confesso que algumas áreas ainda eram desconhecidas por mim. Foi um encontro muito proveitoso e prazeroso”. 

A tutora presencial do Polo de Três Pontas, Edinéa de Oliveira, também ressalta a relevância do treinamento para o sucesso da modalidade a distância. “Encontros como esse são importantes no sentido de nos capacitar para a construção do conhecimento, trocar experiências e, claro, tornar a equipe apta para assumir os trabalhos frente ao aluno, visando à aprendizagem, bem como ao sucesso do curso e da equipe envolvida neste processo”. 

Na foto, os participantes da capacitação que aconteceu no polo de Alfenas, ministrada pela coordenadora pedagógica dos cursos a distancia, Christiane Lima



Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria



Postado por: PAULA em 2016-02-05 18:49:22











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco