» Confira como foi a 42ª Semana do Técnico



FullPage plugin for HTMLArea
A tradicional Semana do Técnico é um dos eventos mais antigos realizados anualmente no Campus Juiz de Fora e integra a programação da Secitec. A 42ª edição do evento realizada na última semana trouxe palestras e minicursos que objetivaram mostrar as alunos uma visão mais prática em relação à que eles presenciam no dia a dia de estudos.  
A Coordenadora de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica, professora Gláucia Franco explicou que esse evento é uma prática tradicional do Campus e que deve ter sempre uma continuidade porque é um momento que agrega muito valor à carreira profissional dos alunos que participam. “Os alunos dos cursos técnicos precisam muito desse conhecimento prático da vivência das empresas e da indústria. Principalmente porque nós temos muitos cursos na área tecnológica e, às vezes, não conseguimos relatar com tanta vivacidade na sala de aula algumas questões que são fundamentais para a vida profissional deles e para o mercado de trabalho. Assim como as visitas técnicas, que também são de suma importância, nessas palestras e minicursos conseguimos levar os alunos para uma outra realidade”. 

Foram ministradas as seguintes palestras: “Causas prováveis para rompimento de barragens de rejeitos de mineração e suas consequências para a sociedade e o meio ambiente”, “Ciência, Tecnologia e Inovação no Ensino Técnico: Desafios e Oportunidades” e “Trânsito, Vidas em Movimento”, além do minicurso “Projetos de placas de circuito impresso com o Altium Designer” e da apresentação do projeto “Misturador de Tintas com Controle por CLP”. 

O minicurso “Projetos de placas de circuito impresso com o Altium Designer” ministrado pelo aluno do 8º período de Engenharia Mecatrônica, Hoberty Martins, teve o objetivo de explicar esta ferramenta que é muito usada na interação de componentes e criação de placas de circuito impresso. “É um projeto importante na área de elementos eletrônicos e vamos mostrar como utilizar essa ferramenta e fazer também uma biblioteca de componentes”, explicou Hoberty. 


A experiência, além de enriquecer o currículo dos alunos, pode ser um alicerce na hora de pensar no mercado de trabalho, conforme ressaltou  Gabriella Castro, que ministrou a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação no Ensino Técnico: Desafios e Oportunidades”. “Para os alunos de graduação existem os simpósios, congressos, revistas cientificas, mas devemos priorizar também essas atividades para os alunos dos cursos técnicos com essas feiras e mostras e ajudá-los, por exemplo, clareando algumas curiosidades e dando informações sobre a prática profissional”. 



Redação: Naiara Neves
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-01-29 20:23:52











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco