» IF Games



FullPage plugin for HTMLArea
Acontecerá no próximo dia 30 das 9 às 19h no IF Sudeste Campus Juiz de Fora a primeira edição do IF Games. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Sistema De Informação (Casi), promoverá campeonatos de jogos eletrônicos e concurso de Cosplay.  A classificação é de 14 anos e é necessário apresentar documento de identificação para ter acesso às atividades.

O evento, que tem o objetivo de trazer entretenimento e diversão aos apaixonados por Games, contará com os jogos de League of Legends, Conter Strike, Just Dance, Super Street Fighter IV, FIFA 15, jogos livres de Mario Kart e Mortal Kombat X; uma sala de Board Game com cartas e tabuleiros e também um fliperama para a diversão dos participantes. Durante o evento também acontecerá um concurso de Cosplay, os interessados podem conferir e as regras clicando aqui.

As inscrições para o campeonato de League of Legends podem ser realizadas até o dia 20 às 16h através da página do evento no Facebook. Já para disputar o campeonato de Conter Strike é preciso se inscrever até o dia 28 às 18h também pela página do evento. Para os jogos restantes as inscrições serão presenciais no dia do evento. 

O coordenador do projeto, professor Sandro Roberto Fernandes contou que a ideia da realização do evento veio também do propósito de desmistificar a questão dos jogos eletrônicos “Quando você fala em jogos ainda tem uma grande camada que acha que os jogos são violentos que não têm uma participação construtiva na formação da pessoa, e é totalmente o contrário”.




Para ter acesso ao evento, os participantes devem apresentar o ingresso e fazer a doação de um litro de leite ou um livro. Os ingressos estão disponíveis em vários pontos de venda pelo valor de R$ 10, antecipadamente, e R$ 15 no dia 30. 

Confira a lista de pontos de venda: 

- Rua Espírito Santo, nº 924 - Braz Shopping - Centro - Juiz de Fora (Hero Comics);

- Galeria General Roberto Neves, nº 108 - Centro - Juiz de Fora (Geek Place);

- Avenida Getúlio Vargas, nº 358 (ao lado da Caixa Econômica Federal) - Centro - Juiz de Fora (Original Smart);

- Rua São Mateus, nº 262 - Bairro São Mateus - Juiz de Fora (Loja Sunny/Galeria Secreta);

- Cento Aacadêmico de Sistemas de Informação: Hall da entrada do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora.

A Diretora de Eventos do Casi e aluna do 6º período do curso de Sistema de Informação Mayara Amanda, contou que a comunidade dos chamados “nerds” está muito interessada, já que é a primeira vez que acontece um evento desse porte na região “Fizemos uma enquete falando da realização do evento e as pessoas se interessaram muito. A expectativa é que 500 pessoas participem. Esperamos que seja um evento muito positivo e que o resultado nos incentive a criar novas atividades como essa”.

O professor Sandro também falou sobre a importância do evento para a instituição e sobre o apoio ao projeto: “Tivemos alguns eventos no curso de Informática, mas que acabaram atendendo somente ao curso; eu acho que é muito interessante tentarmos atender a comunidade externa e, atingindo uma visibilidade boa em Juiz de Fora, poderemos proporcionar isso”. Como resultados positivos não só para os participantes do evento, mas também para os alunos que estão organizando, ele destaca o amadurecimento: “É uma oportunidade muito boa para os alunos se organizarem e aprenderem, pois não é diferente, por exemplo, de um congresso, e isso pode fazer parte das atribuições deles facilmente”. O coordenador comentou ainda sobre a importância da área da Informática no mercado: “Em geral, eu tenho visto muitas iniciativas de vários países desenvolvidos, com um avanço grande na educação, inserindo cada vez mais conteúdo digital nas aulas. A área de jogos é a parte que traz mais retorno dentre as áreas de Informática. Um game, por exemplo, tem hoje muitas vezes mais retorno que alguns filmes Blockbusters”.


Gamificação

O termo ‘gamificação’ está relacionado ao uso de jogos para desenvolver o engajamento e comprometimento entre equipes de uma determinada área de atuação (Fonte: BHBIT).

Atualmente a técnica da gamificação é aplicada em diversas áreas do conhecimento, mas principalmente na pedagogia como forma de incentivar comportamentos nos alunos e introduzir a tecnologia no dia a dia escolar. Em diversos países como os Estados Unidos, por exemplo, essa estratégia é amplamente utilizada e tem efeitos positivos como melhores resultados na aprendizagem. 

Os alunos de Sistemas de Informação e integrantes do Casi Angelo Mendes, do 6º período, e Pedro Rodrigues, do 2º, mencionaram que a experiência de poder participar da organização do evento está sendo muito enriquecedora: “Conseguimos inclusive colocar em prática algumas coisas que aprendemos nas aulas”. A busca por apoiadores foi um retorno também muito positivo. Os alunos contam que empresas da área chegaram a procurá-los para fecharem parcerias. “Conseguimos uma orquestra que vai tocar o tema de vários jogos. Vários desenvolvedores que trabalham com jogos virão expor seus trabalhos. O apoio da comunidade externa está sendo muito bacana”. Pedro contou um pouco mais sobre como foi a escolha dos dois maiores jogos do evento: “Escolhemos os dois jogos que têm um publico maior na região com o objetivo de tentar expandir a mente das pessoas, tentar fazê-los entender que os games já são um esporte mesmo, com transmissão na ESPN, por exemplo. Empresas grandes como a Intel e Asus estão investindo muito nesse cenário competitivo”.

Confira as salas onde serão realizadas as diferentes atividades do evento:

Sala D-104: Campeonato e disputa livre do Jogo Just Dance 
Sala D-204: guarda-volumes
Sala D-205: Board Game
Auditório do Bloco Administrativo: exibição do Campeonato de League of Legends
Auditório do Bloco A: exibição do Campeonato de Counter Strike
Sala B-107: jogo livre de Mario Kart
Sala B-106: Card Game
Sala A-204: campeonato e jogo livre de FIFA
Sala A-209: campeonato e jogo livre de Mortal Kombat X e Super Street Figther 4



Redação: Naiara Neves
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2016-01-14 14:57:33











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco