» Pedagoga do Campus JF participa de Seminário Internacional sobre diferenças e educação



FullPage plugin for HTMLArea
O “II Seminário Internacional Diferenças e Educação”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Fora, aconteceu entre os dias 2 e 4 de dezembro. Foram cinco eixos temáticos que abordaram a diversidade existente na escola, desde as relações de gênero até as diferenças culturais. 

A pedagoga do Campus JF, Cristiane Elvira de Assis, apresentou o trabalho “Diferenças, tempos e o cotidiano escolar de jovens alunos”, cujo tema está articulado com sua tese de Doutorado em Educação. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre os tempos nos quais as diferenças fazem-se presentes na rotina escolar de jovens alunos no Ensino Médio Integrado. Segundo a pedagoga, a iniciativa do trabalho surgiu de seu cotidiano de atuação profissional. 

“A minha questão de pesquisa emergiu justamente da minha prática profissional, com o intuito de conhecer mais esses jovens, quem eles são e como estão lidando com esse tempo do mundo globalizado e tecnológico. E ao refletir e estudar sobre essas manifestações de ser jovem em um ensino médio integrado, pensei na minha pesquisa de doutorado que está em construção e propus uma reflexão no Seminário”. 

Além do trabalho apresentado, a pedagoga ministrou a oficina “Tempo, temporalidade e formação docente: qual lógica temporal vivemos?”. De acordo com Cristiane, além de conhecer os alunos, é importante trabalhar a formação humana do professor e incentivá-lo a manter um diálogo com os estudantes. “Na oficina a gente buscou entender qual a noção de temporalidade que constitui cada educador, de modo a proporcionar uma oportunidade de, com as discussões tecidas, ressignificar o próprio modo de viver o tempo e frisar que, a partir do diálogo com os alunos, é possível aprender com o que eles têm a nos dizer. Porque, a partir do que eles nos falam, temos condições de repensar nossa prática pedagógica.”

Cristiane ressalta que, com as reflexões feitas durante o Seminário e o desenvolvimento de sua tese de doutorado, pretende refletir sobre sua atuação enquanto profissional no Campus Juiz de Fora. “Minha intenção é que, ao estudar todas essas temáticas, eu possa pensar mais o meu trabalho cotidiano com os alunos, com os professores e com as famílias. E, a partir do que eu tiver de dados e elementos da minha pesquisa, quero que isso se desdobre em outras frentes de trabalho”. 



Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2015-12-10 16:22:30











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco