» Projeto desenvolvido por alunos e professor do Núcleo de Informática é premiado



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O projeto ‘Complexity Tool’, desenvolvido pelos alunos Heleno Campos e Luís Rogério Martins sob orientação do professor do núcleo de informática Marco Antônio Araújo, foi o vencedor do IV Concurso de Produtos, Processos e Serviços Inovadores. O resultado do concurso, promovido pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG (Nittec), foi anunciado no segundo dia de Simepe, no último dia 10. 

De acordo com o professor e orientador do invento, Marco Antônio Araújo, o ‘Complexity Tool’ é fruto de um projeto de iniciação científica desenvolvido no Campus Juiz de Fora. A ferramenta criada no projeto visa auxiliar o desenvolvedor de software a construí-lo com maior qualidade, de modo que possa atender às necessidades dos usuários e prevenir falhas. “Essa ferramenta analisa a estrutura do código que o programador desenvolveu, mostra graficamente essa estrutura e permite a identificação de regiões muito complexas. A partir disto é possível diminuir a complexidade e, toda vez que diminuímos a complexidade, aumentamos a qualidade da aplicação”, explica.

Além do primeiro lugar no prêmio de inovação do Simepe, o ‘Complexity Tool’ também foi premiado com o segundo lugar no Workshop do Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), um dos principais eventos da área de computação no país, que aconteceu em setembro deste ano. Para o professor Marco Antônio, os prêmios são o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. 

“As duas premiações que conseguimos são de caráter totalmente diferente. Uma avalia a qualidade acadêmica e a outra a qualidade mercadológica de produto e a inovação. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nos dá um gás para desenvolver mais funcionalidades e aprimorar a ferramenta”, afirma Marco Antônio.

Para o aluno Heleno Campos, os prêmios, além de serem um reconhecimento do trabalho realizado, o incentivam a continuar na carreira acadêmica após a graduação. “Visto que pretendo continuar com pesquisas após me formar, esses prêmios me incentivam cada vez mais a me dedicar às atividades do projeto. E os projetos de iniciação cientifica dos quais participei no Instituto permitiram que eu descobrisse como seguir meu sonho de infância, que era ser cientista”. 









Redação: Caroline Marino
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2015-11-20 20:23:10











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