» Campus Juiz de Fora recebe Voto de Congratulação pela boa colocação na prova do ENEM 2014



FullPage plugin for HTMLArea
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora recebeu o Voto de Congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais pela colocação em nono lugar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014, entre as escolas federais do estado.

O exame é oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anualmente e tem por objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos alunos que fazem a prova ao fim do ensino básico. Os resultados do ENEM por escola são importantes para analisar os avanços obtidos e traçar futuros pontos de melhorias pelas famílias, sociedade e órgãos educacionais. As instituições precisam cumprir alguns critérios, como possuir 50% dos alunos participantes do ENEM 2014, e pelo menos dez alunos concluintes do ensino médio regular seriado realizando o exame do mesmo ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2014.

O Diretor Geral do Campus Juiz de Fora, professor Sebastião Sérgio de Oliveira diz que esse reconhecimento é muito importante para a Instituição porque demonstra que o desenvolvimento vem sendo realizado de forma adequada: “É um reconhecimento do valor e da qualidade da Instituição”. Segundo ele, o método do ensino integrado, com cursos técnicos sendo ofertados junto ao ensino médio pode ser um diferencial na educação do aluno. “Diferente das outras, na nossa instituição os alunos criam uma cultura positiva, eles não esperam acontecer, eles fazem acontecer. O ensino integrado colabora para a responsabilidade do aluno; além de terem que cumprir a carga horária, eles têm a oportunidade de participar de projetos de extensão, iniciação cientifica e projetos esportivos”. Ele acredita também que a educação como desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para transformações no país. 

A aluna Renata Calixto, estudante do 2º período de Engenharia Metalúrgica, cursou o ensino médio integrado do IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora e contou que essa escolha se deu a partir da oportunidade de poder aliar o ensino escolar ao técnico. “Eu iria sair do ensino médio com um diferencial que outras escolas não oferecem”. A grande dificuldade encontrada por ela foi conseguir conciliar suas atividades extracurriculares às aulas. Porém, algumas oportunidades como bolsa de iniciação científica, viagens para apresentação de trabalhos, infraestrutura e a relação de proximidade com os professores foram, por outro lado, grandes oportunidades que colaboraram com seu desenvolvimento. “No ensino médio, ficamos praticamente o dia inteiro aqui fazendo várias atividades e, por isso, a gente cria um vínculo muito grande com a instituição. No curso que eu escolhi, é como se fôssemos uma família mesmo, os professores ajudam muito, desde as questões escolares até as pessoais. Tive algumas oportunidades de bolsas, desde o primeiro ano do ensino médio e, atualmente, na faculdade. Isso abre muito sua visão porque você vai para seminários, apresenta trabalhos. Eu era uma pessoa muito tímida e hoje eu não sou tanto, abri muito minha mente”. 

A estudante de Engenharia Metalúrgica disse também que a maioria dos alunos em sua sala de aula fizeram anteriormente o ensino médio integrado no Campus JF, e concluiu que isso foi um grande diferencial para a vida de todos eles. “Mesmo com a carga horária que a gente tem, vemos pessoas que podem fazer algo diferente no futuro, pessoas que conseguiram uma nota boa no ENEM e que fazem o nome da escola”.



Redação: Naiara Neves
Revisão: Paula Faria


Postado por: PAULA em 2015-11-13 19:06:05











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco