» Artigo sobre manutenção de software é premiado no CBSoft



FullPage plugin for HTMLArea
O artigo desenvolvido pelos alunos Heleno Campos e Luís Rogério Martins em parceria com o professor do núcleo de informática Marco Antônio Araújo ficou em segundo lugar no Workshop de Teste de Software Sistemático e Automatizado (Systematic and Automated Software Testing/SAST). O evento faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), um dos mais importantes do país na área de computação.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne anualmente centenas de especialistas para discutir as inovações e tendências no setor. O CBSoft ocorreu entre os dias 21 e 25 de setembro em Belo Horizonte, nas dependências  da PUC-Minas. 

“Esse artigo foi desenvolvido a partir de um projeto de iniciação cientifica sobre manutenção e evolução de software. Percebemos, nos dias atuais, que os softwares estão presentes na vida de todo mundo, e eles precisam ser modificados e evoluídos o tempo inteiro. Então, a maioria dos estudos está voltada para a área de criação de novos softwares, mas poucos, como o nosso, estão focados na área de atualização e modificação”, explica o coordenador do projeto, professor Marco Antônio Araújo. “Desenvolvemos uma ferramenta que pode analisar a estrutura do código que foi construída. A ideia é conseguir melhor a estrutura do código para ficar mais fácil executar uma manutenção e, consequentemente, prologar o ciclo de vida do software”, completa.
 
Para o aluno Heleno Campos, que realizou a apresentação oral do trabalho, os benefícios do projeto no dia a dia das pessoas serão significativos. “A pessoa será beneficiada direta e indiretamente. Primeiro, elas vão garantir a qualidade do software, evitando falhas, defeitos e que aconteçam erros durante a utilização. E, indiretamente, vamos permitir uma redução de custos com a compra de novos softwares e com a manutenção”. 

Heleno ainda comenta sobre o apoio oferecido pela instituição e a importância disso para seu currículo: “O nosso artigo foi único apresentado por alunos de graduação no CBSoft. os demais foram desenvolvidos por mestrandos e doutorandos. Isso é um orgulho muito grande. A instituição oferece muitos incentivos para os alunos ingressarem na iniciação cientifica, como as bolsas e os laboratórios bem equipados”. 






Postado por: PAULA em 2015-10-05 14:07:08











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco