» Alunos da Escola Estadual Henrique Burnier visitam o Câmpus



FullPage plugin for HTMLArea
Na tarde da última quarta-feira, 08, 19 alunos do 9° ano da Escola Estadual Henrique Burnier, do bairro Poço Rico, realizaram uma visita guiada pelo Câmpus Juiz de Fora. O objetivo da visita é apresentar aos estudantes a estrutura e os cursos oferecidos pela Instituição e esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo seletivo para ingresso nos cursos integrados.

Os alunos foram recebidos no Auditório do Centro Administrativo pelo Diretor Geral do Câmpus, professor Sebastião Sérgio de Oliveira, que contou a eles um pouco da trajetória de ensino da Instituição e falou sobre a rotina de estudos e os benefícios oferecidos aos estudantes. Em seguida, os visitantes realizaram um passeio pelos blocos dos cursos de Informática, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Metalurgia e Edificações, que são oferecidos de forma integrada ao Ensino Médio. Eles foram recepcionados por professores, técnicos de laboratório e alunos, que explicaram os objetivos de cada curso e esclareceram as dúvidas que surgiram.

A professora de português, Lucilene Souza, que acompanhou a turma de 9° ano durante a visita, destacou a importância dessa experiência para incentivar os alunos. “A visita é interessante porque eles vão ter acesso a algo diferente da escola, diferente da rotina deles. Além disso, eles conheceram de perto as oportunidades que o Instituto oferece e, o que é melhor, de forma gratuita. Isso também é um incentivo a mais pra eles.” 

Para o aluno João Marcos Ribeiro, de 15 anos, a visita foi muito válida, pois ao final dela, já estava com o seu curso definido. “Eu gostei muito porque deu para observar que há várias áreas diferentes e, fazendo o curso integrado, tem como concluir o ensino médio junto com o curso técnico. Eu me identifiquei muito com o curso de Mecânica, gosto dessa área.” Enquanto alguns conseguiram definir o curso, outros, como a estudante Izabela Silva, de 16 anos, ainda ficaram em dúvida. “A visita foi muito boa porque, vendo como funcionam os cursos, fica mais fácil decidir o que fazer. Estou me decidindo ainda, mas gostei muito de Eletrotécnica. Vou me esforçar muito para passar nessa prova.”

A coordenadora do curso de Metalurgia, Glaucia Franco, acredita que a visita é fundamental, já que os alunos, nessa fase da adolescência, apresentam muitas dúvidas quanto ao futuro. “Sem dúvidas, poder abrir as portas da instituição para esses alunos que vão tentar um processo seletivo e que ainda estão pensando no que querem para seu futuro é muito importante, porque, muitas vezes, eles não sabem o que é o curso, o que se estuda nesse curso, a rotina de estudos ou como é a estrutura do Câmpus. Então, a visita serve para apresentar a eles as oportunidades que terão aqui.”




Postado por: PAULA em 2015-07-09 19:55:48











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco