» Profissionais da saúde do Câmpus Juiz de Fora dão dicas aos estudantes que se preparam para o ENEM



FullPage plugin for HTMLArea
Com a abertura das inscrições, estudantes de todo o Brasil começam a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A nota do exame é o critério de aprovação na maioria das universidades do país, o que deixa os alunos ansiosos e nervosos no dia de sua realização. Mas, durante a maratona de estudos, é importante lembrar de outros fatores que influenciam nos resultados da prova. 

Preparar-se psicológica e fisicamente, cuidar da alimentação e fazer alongamentos são hábitos que devem ser adquiridos o quanto antes, de acordo com os profissionais da saúde do IF Sudeste MG. A psicóloga Vanessa Zanetti ressalta que é importante os alunos terem em mente que a situação de prova não é nova, eles lidam com isso diariamente: “A maneira como o aluno está interpretando essa prova pode causar ansiedade e até mesmo estresse. Ele precisa ter em mente que não é o momento da prova que vai ser determinante, mas sim o seu processo de preparação”. 

Muitos estudantes se concentram apenas nos estudos, mas se esquecem da alimentação. O Diretor de Desenvolvimento Institucional e nutricionista Sílvio Fernandes fala da importância de refeições saudáveis e balanceadas para reduzir a ansiedade e para melhorar a memória e a concentração: “É preciso aliar a alimentação a boas noites de sono. Jovens e adolescentes precisam dormir em média de sete a oito horas, e eles não dormem. Por dormirem pouco, não fazem refeições corretas, além de passarem muito tempo conectados, acordando cansados para um novo dia de estudo”, explica.

Além do preparo psicológico e alimentar, o servidor e fisioterapeuta Leandro Talma enfatiza a importância de criar novos hábitos: “Séries de alongamentos durante o intervalo de estudos são muito importantes. Além de relaxar a musculatura essa atividade produz uma liberação maior de determinados hormônios e endorfinas, gerando uma oxigenação maior e um resultado melhor para o estudo”, recomenda.

Praticar exercícios físicos regularmente traz muitos benefícios. O educador físico Graziany Dias comenta a necessidade de treinos diários, que ajudam não só o corpo a se manter em forma, mas também a mente: “A  atividade física nesse momento de provas se torna importante, dentre outros motivos, porque produz um aumento da vascularização do corpo, dos tecidos, o que provoca no cérebro uma melhora da concentração”.

A estudante do curso Técnico em Eventos Thayná Ribeiro, que deseja cursar Medicina Veterinária, fez questão de manter hábitos saudáveis desde o início de sua preparação para o ENEM: “Além de estudar e rever a matéria, eu me preocupo com a questão alimentar. Procuro sempre comer de três em três horas coisas saudáveis e que me deem energia. Fazer atividade física é o momento que tenho para relaxar”, conta.

No Câmpus Juiz de Fora, metade das vagas dos cursos superiores são destinadas aos alunos que realizaram o ENEM. As inscrições para o exame vão até o dia 5 de junho e a prova será realizada em 24 e 25 de outubro. Para mais informações sobre como realizar sua inscrição, clique aqui


Postado por: PAULA em 2015-05-28 17:53:33











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco