» Professores do Câmpus Juiz de Fora defendem teses de doutorado



FullPage plugin for HTMLArea
Os docentes dos núcleos de Eletricidade e Eletrônica e Automação, Tales Ramos, Thiago Oliveira e Rodrigo Ferreira defenderam suas teses de doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recentemente. 

“O doutorando adquire habilidades em desenvolver pesquisas, redigir artigos científicos para congressos e periódicos, além de trabalhar a escrita e a oralidade” destaca o professor Tales Ramos. “Modelagem híbrida para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos considerando as não linearidades das usinas hidráulicas” foi o tema de sua tese. De acordo com ele, para o desenvolvimento do trabalho foi necessário o aprofundamento em diversas áreas como programação em C++, algoritmos, programação linear, modelagem de sistemas, dentre outros assuntos. “As experiências adquiridas ao longo do doutorado permitem o desenvolvimento de um trabalho mais dinâmico e diferenciado com os alunos, como, por exemplo, produzir modelos de simulação de operação das máquinas elétricas, suas características transitórias e o levantamento de modelos mais reais das máquinas elétricas”, enumera. 

A tese defendida pelo professor Thiago Oliveira foi intitulada “Caracterização de canais híbridos PLC sem fio e canais PLC na faixa de frequência de 1.7 até 100 MHz para comunicação de dados”. Segundo ele, como professor doutor, há a possibilidade e a experiência necessárias para concorrer a recursos provenientes de agências de fomento para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. “Tais projetos podem impulsionar o crescimento do curso ao mesmo tempo em que abrem diversas oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. Outro aspecto importante é a possibilidade de abrirmos cursos de pós-graduação”, explica. O professor destaca que seu objetivo é colocar os alunos em contato com a atividade da pesquisa.

Já a tese do professor Rodrigo Ferreira teve como tema “Controle de Microrredes CC baseado em Droop Adaptativo de Tensão - Simulação em Tempo Real com Control-Hardware-In-Loop” e desenvolveu o projeto de uma microrrede para atender parte da demanda do Câmpus JF: “A minha pesquisa permitiu a agregação de novos conceitos a aplicações que já estão sendo utilizados em sala de aula. Além disso, o dimensionamento da microrrede levou em consideração a possibilidade de instalação de painéis em um ou mais telhados dos blocos de ensino, considerando a característica de curva de demanda de carga levantada em um projeto realizado há cerca de dois anos”, afirma. O professor também pretende ministrar palestras e minicursos de extensão acerca dos assuntos desenvolvidos em sua pesquisa. 



Postado por: PAULA em 2015-04-17 14:48:53











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco