» Livro revela talento e sensibilidade dos alunos do curso técnico em Secretariado



FullPage plugin for HTMLArea"Descobri que consigo escrever um poema, nunca me vi fazendo isso. Estou orgulhosa de mim mesmo". As falas da aluna Elisa Souza, do 2º ano de Secretariado, traduz o sentimento de todos os 52 estudantes que participaram da produção do livro “Alento”. A noite de lançamento, que ocorreu na última sexta-feira, dia 19, no auditório do Centro Administrativo, ficará marcada na história de cada um deles.

As boas vindas e a demonstração de orgulho e satisfação de todos os membros da comunidade acadêmica do Câmpus Juiz de Fora foram dadas pelo diretor Geral, professor Sebastião Sérgio de Oliveira, que parabenizou todos os envolvidos no projeto. "Quero parabenizar a todos que participaram dessa iniciativa. Projetos como esse ajudam a enriquecer ainda mais nossa instituição".

Cada aluno contribuiu com um poema ou prosa inspirados nos mais diversos temas. Houve estudante que dedicou os versos aos filhos, a família, a vida, ao trabalho e aos amores. O resultado foi um livro com 112 páginas que expõe uma variedade de poemas que expõe sentimentos de amor e gratidão.

A professora do núcleo de línguas e idealizadora do projeto, Mírian Gomes, comenta como surgiu a ideia do livro. “Tinha o desejo de redimensionar minhas aulas e ir além do cotidiano dentro de uma classe. A proposta era que alunos produzissem textos de múltiplos gêneros literários durante as oficinas de escrita e leitura”. Ela ainda ressalta que toda a produção foi realizada dentro de sala de aula e que o título também foi proposto pelos alunos. "Alento significa pessoa que demonstra coragem, excesso de vigor; é aquilo que pode servir de alimento e força".

O livro também é composto por ilustrações produzidas nas oficinas de artes. O aluno Wilson Ferreira, do 1º ano de Secretariado, assina a aquarela impressa na capa. "Nunca tinha me imaginado pintando. Quando percebi, estava em frente de várias tintas guache e um papel o resultado é a aquarela que estampa a capa do livro".

A coordenadora do curso de Secretariado, prof. Roberta Calvano, destaca a importância do projeto na vida dos alunos. "O principal beneficio para eles é a autoestima que sai daqui hoje elevada. Todo mundo gosta de ver seu trabalho sendo reconhecido e ter um texto seu em um livro não tem preço".

Ao todo foram impressos 500 exemplares. Cada autor recebeu um kit com cinco livros, caneta, marcadores de página e adesivo. A obra também será fornecida para as bibliotecas dos Câmpus que fazem parte do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, para Universidade Federal de Juiz de Fora e as bibliotecas municipais. Os demais exemplares irão fazer parte de projetos em que o livro possa participar. "Esse trabalho não termina aqui. A ideia da professora Mírian é fazer que esses alunos participem de outros projetos nacionais", afirma a coordenadora.





Postado por: PEDRO em 2014-12-22 14:59:11











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco