» Projeto de Pesquisa do CTU faz interação com resgate da história da Faculdade de Engenharia


No dia 1º de abril, servidores e alunos do CTU fizeram uma visita à Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a fim de trocar informações com os coordenadores do Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) da UFJF. A visita buscou aprimorar o conhecimento sobre registro e documentação histórica, para um melhor resultado do projeto nesta área, em desenvolvimento no CTU.


A precursora da idéia é a Professora Maria Elizabeth Rodrigues, orientadora do projeto de Iniciação Científica Jr “Uma memória a ser preservada: 50 anos do CTU e uma pesquisa para registrar a história da instituição na história do Brasil e de Juiz de Fora”. O projeto visa o registro documental da história do CTU, que por anos ficou apenas na memória de quem fez e faz parte desta instituição. “Essa iniciativa surgiu a partir da publicação da revista comemorativa dos 50 anos do CTU, em 2007”, comenta.


Junto com a Professora Maria Elizabeth, estiveram presentes a Professora e Orientadora Educacional Carmen Mercedes Bitarello do Amaral, a Secretária do CTU Rosa Maria Gouvêa, e duas bolsistas do projeto: Izabella Woyames (3º A) e Jéssica Couri (2º C). Elas foram recebidas pelo Diretor da Faculdade de Engenharia, Prof. Júlio Teixeira, que, junto com os coordenadores do arquivo histórico da Engenharia, apresentou e explicou o trabalho feito por eles.


Desde 1994 já havia a idéia de se criar um acervo com as máquinas, peças e utensílios usados pela faculdade, mas só a partir de 1999 que o trabalho começou a ser efetivado. Além dos coordenadores Paulo Noronha e Iverson Morandi, entre outros, há o auxílio de bolsistas da Faculdade de História que fazem o longo e prazeroso trabalho de registrar a história da faculdade. O MDCT da UFJF possui um dos mais representativos acervos científicos do Brasil relacionado às áreas de ensino da engenharia e da física.

Segundo a bolsista do projeto do CTU, Izabella Woyames, a visita proporcionou uma visão mais ampla e deu novas idéias para aplicar no projeto. “Com certeza usaremos as informações para melhor desempenhar nosso trabalho”, diz.

Toda a comunidade interna e externa do CTU pode colaborar com o projeto, fornecendo informações sobre a história do colégio. O contato pode ser feito com a professora Maria Elizabeth Rodrigues do Departamento de Linguagens e Códigos, localizado no bloco E, ou com as bolsistas através do email memoriactu@yahoo.com.br.

Assessoria de Comunicação: Mariana do Amaral
Colaboração: Jéssica Couri



Postado por: em 2008-04-02 19:39:41











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco