» Câmpus Juiz de Fora têm trabalhos selecionados para a 37ª RASBQ



FullPage plugin for HTMLAreaPesquisas orientadas pela professora Denise Barros estão representando o Câmpus Juiz de Fora na 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que vai até o dia 29 de maio em Natal-RN. Com o tema “O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade e responsabilidade”, a reunião, em nível nacional, recebe alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais da indústria interessados em Química e áreas afins, de Universidades e Institutos Federais de todo o país.

O evento tem por objetivo a divulgação dos trabalhos de pesquisas inéditas que são desenvolvidos nas instituições por alunos, juntamente com os professores pesquisadores. As pesquisas do Câmpus Juiz de Fora foram elaboradas pelos alunos do 3º ano dos cursos técnicos integrados Naíra Gaudereto, Larissa Malaquias, Isabel Andrade, Lucas Coutinho e da ex-aluna Liege Rezende com orientação da técnica de Laboratório Tatiana Alves e da professora Denise Barros.

A professora Denise Barros destaca que o fato das pesquisas terem sido selecionados para a reunião demonstra a qualidade das atividades desenvolvidas. “Nosso Câmpus está sendo representado por duas pesquisas inéditas, que foram escolhidas entre tantas outras de instituições de todo o país. Isso demonstra a importância e a relevância do trabalho desenvolvido com os alunos no Laboratório de Pesquisas e Experimentos em Nanociência (LPEN)”.

A equipe elaborou trabalhos, sobre a “Síntese e caracterização espectroscópica e estrutural de compostos obtidos a partir do ácido cítrico e metais de transição” e sobre a “Síntese e caracterização espectroscópica e estrutural de hidroxiapatita e calcita dopadas com os metais Co2+, Cu2+, Mg2+ e Ag+”. Segundo a professora Denise Barros, essas pesquisas “visam identificar novos materiais com propriedades magnéticas, luminescentes e com moléculas bioativas com potencial para a aplicação em dispositivos eletrônicos”.

Além das apresentações, a 37ª RASBQ inclui em sua programação uma sessão especial com o ganhador do prêmio Nobel de Química do ano de 1996, prof. Harold Kroto, que é referência no estudo da Química, e conhecido na comunidade acadêmica por sua dedicação à melhoria da educação em todos os níveis.


Postado por: PEDRO em 2014-05-26 10:28:40











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco