» Audiência Pública no CTU discute criação do IFET-SEMG


O Auditório do Bloco A será palco nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2008, às 19:30h, de uma Audiência Pública para apresentar o projeto de formação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) do sudeste de Minas Gerais. O evento será aberto à participação de toda a comunidade.

Na ocasião, os presentes poderão tirar todas as suas dúvidas sobre a proposta de formação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que abrangerá a região da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Na prática, o CTU, a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, o Cefet-Rio Pomba, a Unidade descentralziada do Cefet-MG em Leopoldina e a nova escola técnica que está sendo construída em Muriaé se transformariam em campus do Instituto Federal, sendo que cada um deles teria orçamento próprio e autonomia administrativa.

De acordo com o diretor do CTU, professor Paulo Rogério Araújo Guimarães, com a mudança, o Colégio poderá se desvincular da Universidade Federal de Juiz de Fora e se incorporar a nova autarquia. Na proposta que será encaminhada à Setec/MEC, a reitoria do IFET será sediada em Juiz de Fora em espaço físico independente.

Entre as vantagens que a mudança pode proporcionar, o Diretor do CTU destaca, além do aumento de vagas e do número de professores e servidores técnico-administrativos, a possibilidade de criação de uma instituição com características regionais, além de existir uma previsão do aumento da oferta de vagas no ensino técnico e no superior na área de ciência e tecnologia. De acordo com a proposta, o mínimo 50% das vagas das instituições ligadas ao IFET seriam para o ensino técnico, 20%, no mínimo, para licenciaturas na área de Ciências da Natureza - física, química e biologia- e Matemática.

Após a apresentação na audiência pública, a proposta será submetida à Congregação do CTU na próxima semana e caso seja aprovada vai ser encaminhada para avaliação dos membros do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo Paulo Rogério foi formada uma comissão interinstitucional para elaborar o projeto e enviá-lo à Setec/ME. No total, serão formados 38 IFET´s em todo país, sendo quatro em Minas Gerais- Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte. O projeto deve ser encaminhado à Setec até o dia 11 de março deste ano e o resultado será divulgado no dia 31 do mesmo mês.

Outras informações: (32) 4009-3000



Postado por: em 2008-02-20 20:40:52











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco