» Orientadores e bolsistas devem inscrever trabalhos no III Seminário de Iniciação Científica



FullPage plugin for HTMLAreaO Seminário de Iniciação Científica do Câmpus Juiz de Fora está em sua terceira edição e acontece entre nos dias 04 e 05 de novembro. A chamada para trabalhos já está aberta e prossegue até 11 de outubro. O evento visa levar o conhecimento científico gerado pelos discentes bolsistas a toda a comunidade acadêmica, contribuir para o despertar da vocação científica e, consequentemente, incentivar novos talentos para a Ciência.

A Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação orienta que deverão ser inscritos somente os trabalhos devidamente registrados na Coordenação de Pesquisa. Para cada projeto, deverá ser encaminhado um resumo para a publicação nos Anais e um pôster para a apresentação aos visitantes e avaliadores. Os projetos que têm simultaneamente bolsistas do ensino técnico e do ensino superior deverão atentar para a separação das apresentações. O bolsista júnior apresenta em um dia e o bolsista do ensino superior em outro dia. São modalidades de ensino, pesquisa e editais diferentes, por isso a necessidade da separação.

Os resumos para os Anais, bem como os pôsteres deverão ser encaminhados para o correio eletrônico dpipgatende.jf@ifsudestemg.edu.br. Cada um dos trabalhos deverá obedecer a regras bem específicas, de acordo com o estabelecido no anexo 1 (clique aqui e confira).
 
O Seminário, além de uma obrigatoriedade das agências de fomento, é uma oportunidade para que todos os bolsistas que estão vinculados aos projetos de iniciação científica desenvolvidos no Câmpus apresentem os seus trabalhos de pesquisa.

A programação

No dia 04/11, a partir das 13:30h, serão apresentados os trabalhos dos alunos do ensino técnico vinculados aos programas de iniciação científica júnior com bolsas financiadas pelos programas PIBIC EM CNPq e PROBIC Júnior FAPEMIG.

Já no dia 05/11, a partir das 13:30h, serão apresentados os trabalhos dos alunos do ensino superior vinculados aos programas de iniciação científica PROBIC FAPEMIG, PIBIC CNPq, PIBICTI/IF Sudeste MG e Programa Jovens Talentos para a Ciência (PJT). Em ambas as modalidades, os alunos voluntários de iniciação científica  também deverão participar do Seminário, desde que tenham sido previamente registrados na Coordenação de Pesquisa.

Após a apresentação do trabalho, a Comissão Científica se reunirá para apurar as notas atribuídas pelos avaliadores nas apresentações dos bolsistas. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada área: Vida (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde), Exatas (Exatas e da Terra e Engenharias) e Humanas (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes). Estes trabalhos terão uma sessão específica para apresentação oral no dia 07/11 a partir das 13:30 horas. Os demais serão agraciados com a menção honrosa.

Atentando para uma orientação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec) os bolsistas do programa PIBITI/CNPq, farão uma apresentação reservada de suas pesquisas e aqueles que desejarem assisti-las deverão assinar um termo de sigilo.


Postado por: PEDRO em 2013-10-03 09:45:48











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco