» Estudantes do Campus Juiz de Fora desenvolvem robô antibombas



FullPage plugin for HTMLArea
O uso de novas tecnologias permite que as forças policiais tenham êxito em suas operações. Pensando nisso e em uma maneira de auxiliar o trabalho da polícia, o Campus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais desenvolve um projeto para a construção de um robô capaz de desarmar artefatos explosivos e descobrir seu poder de destruição. O equipamento consiste em uma base em esteira, com um braço articulado com uma câmera, uma garra e um jato propulsor de água.  

O projeto está sendo desenvolvido desde setembro de 2011 por uma equipe composta por estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica. Esta pesquisa, realizada em parceria com o Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais (Gate / PMMG) de Juiz de Fora, visa dar mais segurança aos policiais envolvidos em uma ocorrência antibomba. A ideia surgiu após contato do Gate com o Campus Juiz de Fora, propondo o desenvolvimento de um veículo de operação remota que pudesse ser controlado a distância. 

O coordenador do projeto, professor Luís Oscar de Araújo Porto Henriques, diz que, além da questão da segurança, há também outros benefícios, como o fortalecimento do grupo especializado em automação e robótica da instituição e a oportunidade de formar, desde já, pesquisadores nesta área. “É uma oportunidade única aos alunos dos cursos superiores de aplicarem os conhecimentos adquiridos em um trabalho prático”, justifica. Para o Comandante do Gate, Primeiro Sargento Webert Marques Clementino, esta parceria “vai reduzir os riscos de vida de um homem do Gate, pois tomaremos providências preliminares sem a necessidade de estarmos no local da ocorrência, preservando nossos integrantes”.

O projeto está em fase de construção do protótipo e será apresentado até o mês de julho para a PM. Segundo Henriques este é um trabalho multidisciplinar. "Parte dos alunos estão trabalhando na parte mecânica do robô e outros na parte eletrônica”, explica.

O Gate

O Gate é a unidade de operações especiais da Polícia Militar responsável por atender todos os tipos de ocorrências de alta complexidade. Todos os seus componentes possuem treinamento para desativar explosivos, realizar ações contra terrorismo, técnicas de negociação, paraquedismo, imobilizações tática, defensiva e de controle, e uso de armamento e equipamentos especiais. 

O Comandante do Gate explica que mesmo não sendo comum esse tipo de operação em Juiz de Fora, elas acontecem. “Por questões de evitar alarmes falsos, e brincadeiras de mau gosto, como os trotes, não é muito divulgado na imprensa, por isso, poucas pessoas sabem da nossa existência”.



Postado por: em 2012-05-22 12:42:17











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco