» Planejamento estratégico é elaborado no Campus Juiz de Fora



FullPage plugin for HTMLArea“Definir ações estratégicas que nos possibilite continuar a nossa missão institucional.” Assim define o diretor do Campus JF, Paulo Rogério Araújo Guimarães, o encontro que reúne desde a última quinta-feira, 15 de dezembro, todos os setores da instituição. Estão presentes professores, técnico-administrativos em educação (TAE) e representantes discentes. As discussões giram em torno da elaboração de um Planejamento Estratégico para nortear as ações a serem tomadas para os próximos anos.
O encontro teve início com a exposição de um panorama geral da realidade do Campus pelo diretor da Faculdade de Economia da UFJF e coordenador da Agenda Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata, Lourival Batista de Oliveira. Logo após, todos os presentes foram divididos em grupos aleatórios, que fizeram uma avaliação do ambiente acadêmico, apontaram os pontos fortes e fracos, e traçaram ações a serem tomadas para consolidar a missão e visão do Instituto.

Esse evento é a consolidação de um processo que vem sendo pensado desde o último dia 07 de dezembro, quando uma mesa redonda foi realizada discutindo as perspectivas econômicas e o papel da instituição no desenvolvimento da cidade e região. A partir dessas discussões, toda a comunidade se envolveu de forma a diagnosticar as oportunidades que a Instituição pode aproveitar para desenvolver ações de forma a contribuir com o seu crescimento e garantir um ensino público, gratuito e de qualidade.

Construção Coletiva

O evento é aberto para representantes de todos os setores da instituição. Segundo Paulo Rogério, só assim as ações podem ser norteadas de maneira uniforme. “Cada setor tem as suas dificuldades e seu olhar específico e, com essas visões, tentamos construir o nosso processo político-pedagógico de forma coletiva”.

O técnico administrativo Alfeu França de Oliveira disse que esses encontros possibilitam executar ações de maneira integrada e articulada com todos os setores da comunidade acadêmica. “Planejar é a base para a tomada de decisões. Construir um futuro com a participação de todos é essencial para alcançarmos êxito.” A representante do Grêmio Estudantil Técnico Universitário (GETU), Aline Vieira Souza, destacou a importância de poder participar desse planejamento. “Com todo mundo participando, as novas diretrizes tem muito mais chances de atingir a todos do colégio”.


Segundo o representante do Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Mecatrônica, Rafael Teixeira de Souza, planejar coletivamente é sempre importante, pois minimiza falhas e perdas e otimiza o tempo e as chances de sucesso. “Em um processo democrático, onde todos estão envolvidos, as chances de errar são menores. Às vezes um setor sozinho não é capaz de observar e apontar uma falha, mas todos juntos encontram caminhos vitoriosos”.



Postado por: em 2011-12-16 12:06:26











Periódicos
Domínio
SISU
SiapNet
Acesso
Transparência
Portal
Portal

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS JUIZ DE FORA

Rua Bernardo Mascarenhas, 1283 - Bairro Fábrica - 36080-001 - JUIZ DE FORA - MG
Telefone(s): Fale Conosco